Grupo e equipes de trabalho

Aula 1 Teorias e elementos de liderança

Liderança! Todos nós já ouvimos falar em líder e liderança. Você já vivenciou isso pelo menos em jogos e brincadeiras, talvez no ambiente de trabalho também.

Segundo Robins (2005, p.258), “liderança é a capacidade de influenciar um grupo com vistas a alcançar metas”. Será que pessoas que possuem um alto cargo na organização ou certa autoridade pelo cargo que exercem têm realmente o poder da liderança?

No desenho ao lado fica claro quem é o líder. Mas, por que você o identifica como líder? Quais as principais características que você imagina que este líder possui?

É por meio da liderança que o poder é exercido em um grupo para o êxito organizacional. Uma boa liderança implicará em visão, dinamismo, positividade, confiança e proatividade por parte do grupo liderado.

O líder possui características como carisma, entusiasmo, coragem, inteligência destacada, autoconfiança, habilidade de comunicação e motivação, criatividade, consciente de suas capacidades e limites pessoais e profissionais. Diversos estudos são desenvolvidos para determinar as características mais importantes de um líder. Segundo Barret (2009), verdadeiros líderes devem estar no nível mais alto do quadro abaixo (nível 7), onde ele é um visionário que dá o exemplo de um serviço desinteressado.

MELLO, Marcelo, montmello.wordpress.com

Para um adulto normal aprender um novo esporte, uma nova ciência ou qualquer atividade mais complexa, é preciso em média de dez mil horas de prática. Ou seja, mesmo que você tenha talento, é a prática que vai lhe dar a excelência, inclusive para liderança.

Fonte: Revista Exame.com. Curiosidades sobre nosso cérebro e liderança.

Existem diferentes tipos de liderança. Vejamos algumas delas:

Autocrática

O líder fixa as diretrizes e os planos de ação e os subordinados seguem as tarefas e atribuições determinadas.

Democrática

Diretrizes, formas de execução e tarefas são discutidas pelo grupo com apoio e incentivo do líder.

Liberal

As formas de execução e as tarefas são decididas pelo grupo para alcançar as diretrizes propostas, sem a interferência do lider.

Funcional

O líder tem o poder de levar seus seguidores para realizar as tarefas ou caminho que propõe independente de suas caracterísitcas físicas ou intelectuais.

Ao longo dos anos, muito tem se estudado sobre liderança e a melhor forma das empresas trabalharem para obter o êxito desejado a partir do papel do líder. Segundo Robbins (2005), as três principais teorias de liderança desenvolvidas ao longo destes anos foram:

Até anos 40: Teoria dos traços
  • Teoria que se baseia nos traços pessoais: sociais, físicos, intelectuais, de personalidade. Esses traços diferenciam líderes de não líderes.
  • Existem limitações para essa teoria, pois se comprova que não existem traços universais que se encaixem em qualquer situação de liderança, os traços baseiam-se mais em fraquezas do que forças, evidências fracas para separar causa e efeito, não são suficientes para diferenciar líderes de não líderes.
Entre os anos 40 e 60: Teoria comportamental
  • Teoria que busca descobrir o comportamento de um líder. Analisa o foco nas pessoas x foco na produção.
  • Essa teoria desenvolve um grid gerencial que apresenta 81 estilos de liderança diferentes.
  • Existem limitações para essa teoria a depender do tipo de pessoa que se está lidando e do ambiente de trabalho.
A partir dos anos 60: Teoria da contingência
  • Teoria que propõe que o desempenho do grupo depende da adequaçao do estilo do líder e do grau de controle da situação.
  • É importante definir o estilo do líder e isso é feito com base no questionário do colega menos preferido (LPC), baseado no modelo de Fiedler, idealizador da teoria.

A primeira teoria apresentada, a Teoria dos traços, não é mais considerada tão eficaz, por não ter sido possível identificar um traço universal para a liderança. A Teoria comportamental trouxe a contribuição de classificar a liderança segundo sua orientação para pessoas ou para tarefa, mas também sem comprovada eficiência. A Teoria da contingência se apresenta como mais eficaz por abordar a liderança a partir de diferentes situações como:

  • Estrutura da tarefa de trabalho;
  • Nível de estresse situacional;
  • Nível de apoio do grupo;
  • Inteligência e experiência do líder;
  • Características do liderado.

Além das características já tratadas é importante levar em conta a inteligência emocional do líder e dos liderados, responsável pelo sucesso ou insucesso das pessoas. Goleman (1999) define inteligência emocional como um conjunto de habilidades e competências que se aliam à capacidade de administrar sentimentos, conhecer a si próprio, lidar com os sentimentos alheios e saber se colocar no lugar do outro.

A inteligência emocional pode ser dividida em cinco áreas de habilidades:

 

INTRAPESSOAL

  • Autoconhecimento Emocional
  • Controle Emocional
  • Auto-Motivação
 

INTERPESSOAL

  • Reconhecimento de emoções
    em outras pessoas
  • Habilidade em relacionamentos
    inter-pessoais

Faça uma breve pausa na leitura no presente Roteiro de Estudos, acesse o link sugerido e leia “O valor da Inteligência Emocional do líder nas organizações”.

E então, gostou do texto?

Vamos, agora, voltar a nossa aula, considerando que a inteligência, analisada por Gardner (2000) como a capacidade de resolver problemas ou elaborar produtos, apresenta sete competências que se interpenetram, já que, muitas vezes é preciso mais de uma habilidade para resolver os problemas. São elas:

Fonte: egregoraconsultoria.com.br
  1. Inteligência Verbal ou Linguística: é a habilidade para lidar criativamente com as palavras.
  2. Inteligência Lógico-Matemática: é a capacidade para solucionar problemas que envolvem números e elementos matemáticos; é a habilidade para raciocínio dedutivo.
  3. Inteligência Cinestésica Corporal: é a capacidade de usar o próprio corpo de maneiras diferentes e hábeis.
  4. Inteligência Espacial: é a noção de espaço e direção.
  5. Inteligência Interpessoal: é a habilidade de compreender, aceitar e conviver com os outros;
  6. Inteligência Intrapessoal: é a capacidade de relacionamento consigo mesmo, autoconhecimento, de administrar seus sentimentos e emoções a favor de seus projetos. É a inteligência da autoestima.

    Além destas competências, Daniel Goleman, nos anos 90, acrescenta mais duas:
  7. Inteligência Pictográfica: é a habilidade que a pessoa tem de transmitir uma mensagem através do desenho.
  8. Inteligência Naturalista: é a capacidade de uma pessoa de sentir-se como um componente natural.

Segundo os autores citados, todos nós temos o potencial de diferentes inteligências, embora algumas possam ser mais desenvolvidas ou aprimoradas que outras a depender do ambiente em que vivemos, dos estímulos que recebemos, dos aspectos culturais, entre outros fatores.

Numa empresa, o comportamento organizacional está diretamente relacionado com a questão da liderança, que vai influenciar toda a instituição e seus colaboradores. Sendo assim, dar espaço e investir no crescimento emocional de todos é importante para estabilidade da organização, sua viabilidade econômica e, consequentemente, o sucesso do grupo.

Vídeo da Unidade

Para saber mais sobre o motivação e a tomada de decisões, assista agora ao vídeo da unidade, Teorias e elementos de liderança.

Se preferir, faça o download do áudio (mp3 compactado) deste vídeo clicando aqui.

Atividade

Luca, Fernanda, Matheus e Marina são líderes nas empresas onde trabalham, mas desenvolvem suas lideranças de maneira bastante diferente. Luca determina as diretrizes e planos de ação e seus subordinados seguem tarefas e atribuições por ele determinadas. Fernanda discute, apoia e incentiva todo seu grupo na definição das diretrizes a serem seguidas, as formas de execução e tarefas. Matheus define as diretrizes, mas não interfere na forma de execução nem nas tarefas, deixando o grupo livre para essas decisões. E Marina define as diretrizes e tem o poder de levar seus subordinados a realizar as tarefas, independente de suas características físicas ou intelectuais. Que tipo de liderança cada um deles exerce?

Digite a sua resposta no espaço abaixo e, quando terminar, clique em Conferir.

conferir

Expectativa de resposta:

Luca exerce uma liderança autocrática; Fernanda, democrática; Matheus, liberal e Marina, funcional.

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