Sistema organizacional

Aula 1 Estrutura organizacional

A partir de agora, vamos estudar alguns tipos de estruturas organizacionais e seus elementos, entendendo como uma organização pode escolher a melhor estrutura de acordo com suas características, colaboradores e objetivos.

As organizações vivem profundas transformações que geram um ambiente complexo, marcado pelos avanços tecnológicos e científicos, mudanças de conceito, de valores e quebra de paradigmas que norteiam todos os segmentos da sociedade. Nesse ambiente globalizado, os gestores são cada vez mais desafiados a atuar de forma reflexiva, sensível e consciente para lidarem com pessoas de diferentes formações e valores e com as sutilezas de suas relações num ambiente socioeconômico permeado pela complexidade, fragilidade, efemeridade e contradições, fazendo emergir discussões sobre a cultura como uma das variáveis fundamentais para a compreensão do fenômeno organizacional.

Nesse contexto que muda profundamente a produção de bens e a vida das pessoas, surge a luta de forças entre o “novo e o velho”, entre as necessidades de transformações e inovações organizacionais e a cultura local com burocracia arraigada e a exigência da sociedade de um comportamento ético não somente nos aspectos do cumprimento de suas obrigações legais, como do respeito aos consumidores e aos concorrentes, ao não uso de suas influências para benefício próprio, entre outros.

Dica: Acesse a Biblioteca Virtual e leia as páginas 469 a 475 do livro Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro.

A estrutura da organização pode influenciar o comportamento dos seus funcionários, fato comprovado por diversos pesquisadores. Essa estrutura é a forma como a organização divide, apresenta e coordena suas atividades e funcionários. Os mecanismos adotados na forma estrutural podem ser favoráveis ou não para o alcance de metas e objetivos que a organização se propõe.

Robbins (2005, p.350) afirma que são seis os elementos que os executivos precisam levar em consideração para definir a estrutura da sua organização. Esses elementos são apresentados pelo autor no quadro abaixo:

(Seis questões básicas às quais os executivos devem responder ao planejar a estrutura organizacional apropriada. Fonte: ROBBINS, 2005, p 351).

Para detalhar melhor e entender estes elementos, vejamos no quadro explicativo, clicando nos títulos abaixo:

Especialização
  • O grau em que as tarefas são subdivididas em funções isoladas dentro de uma organização.
  • Também conhecida como "divisão do trabalho".
Departamentalização
  • Agrupamento das atividades para que as tarefas previamente definidas na etapa anterior possam ser coordenadas, formando os departamentos.
  • Podem ser departamentalizadas de acordo com as funçoes, produtos, critérios geográficos, processos e/ou o cliente.
Cadeia de comando
  • Existe uma única linha de autoridade determinando quem se reporta a quem dentro da oraganização.
  • Discute-se autoridade (direitos inerentes à posição que a pessoa se encontra na cadeia administrativa para dar ordens) e unidade de comando que determina que cada pessoa deve ter apenas um superior e assim, mantém a linha única de autoridade.
Amplitude de controle
  • Determina quantos funcionarios uma pessoa pode manter sob seu comando.
  • Quanto maior a amplitude, mas eficiente a organização deve ser.
Centralização e descentralização
  • Centralização é o grau em que as decisões são tomadas por apenas uma pessoa, definidos pela autoridade formal, sem participação ou com pouca participação dos subordinados.
  • A descentralização é uma tendência de organizações mais flexíveis e responsivas.
Formalização
  • Caracteriza-se pelo grau de padronização das tarefas dentro de uma organização, possibilitando pouca ou quase nenhuma autonomia ao funcionário que a realiza.
  • Quanto maior for a padronização, menor será a interferência do funcionário na maneira de realizar a tarefa.

Definidos os elementos acima, o próximo passo para definir a estrutura organizacional é escolher o modelo que será adotado. Os modelos mais comuns variam entre os extremos que são a Burocracia altamente estruturada e as Organizações sem fronteiras. Vejamos no quadro abaixo alguns desses modelos:

MODELO CARACTERÍSTICAS VANTAGENS DESVANTAGENS
Burocracia Tarefas operacionais rotineiras e altamente padronizadas. Eficiência na realização de atividades padronizadas;
Economia na departamentalização por especialidades;
Facilidade na comunicação entre funcionários de um mesmo departamento;
Chefes não precisam de grande talento e não são tão onerosos.
Conflitos entre os departamentos especializados, onde cada um quer se sobrepor ao outro;
Metas de cada unidade podem se sobrepor às metas da organização;
Obsessão pela obediência às regras;
Dificuldade de decisões quando surgem situações que fogem à regra.
Estrutura simples Estrutura com dois ou três níveis de verticais;
Concentram todas as decisões em um só indivíduo;
Tem poucos funcionários.
Simplicidade;
Ágil, flexível e barata;
Responsabilidades claramente definidas.
Não pode ser utilizada em médias ou grandes empresas;
Os riscos são maiores, pois toda a informação está centrada em uma só pessoa.
Equipes A coordenação da organização é baseada em equipes;
Não existem barreiras departamentais e o processo decisório é descentralizado;
Funcionários generalistas e especialistas ao mesmo tempo.
Eficiência na padronização e flexibilidade;
Melhora da produtividade.
Virtual Terceirização de funções do negócio;
Foco da administração na coordenação dos terceirizados;
Centralização da organização com pouca ou nenhuma departamentalização;
Funcionamento de equipes por prazos determinados.
Não existe organização fixa a ser mantida;
Minimização das despesas burocráticas;
Inexistência de despesas de longo prazo;
Flexibilidade.
Dirigentes sem total controle de pontos-chaves do negócio.
Organização sem fronteiras Inexistência de cadeia de comando;
Amplitude ilimitada de controle;
Funciona com equipes autônomas;
Fundamenta-se na TI (Tecnologia da Informação).
Supera barreiras com entidades externas e barreiras geográficas;
Facilidade e rapidez de comunicação virtual.

As estruturas organizacionais se diferem não só pelo modelo adotado, mas por elementos como estratégia, tecnologia, tamanho da organização e ambiente na qual está inserido.

E como falamos no começo da aula, todos esses elementos vão influenciar o comportamento e a satisfação do funcionário.

Com certeza você faz parte de algum grupo, seja de trabalho, de estudo, familiar. Escolha um desses grupos e analise qual o modelo de estrutura ele possui suas características, a hierarquia, o comando. O que você acha positivo e o que você acha negativo nesse modelo? Você acha que os demais membros pensam como você? De que forma o seu comportamento nesse grupo e a sua satisfação estão relacionados com o modelo estrutural do mesmo? O que poderia ser diferente, para ser melhor?

Atividade

A liderança transformacional é caracterizada por um líder que inspira seus liderados a:

  1. aTranscender os próprios interesses pelo bem da organização ou grupo.
  2. bFazer apenas o necessário para atender a organização ou o grupo.
  3. cUnirem-se para transformar a organização.
  4. dAtender aos seus próprios interesses.
  5. eAtender aos interesses do grupo.