A partir de agora, vamos estudar alguns tipos de estruturas organizacionais e seus elementos, entendendo como uma organização pode escolher a melhor estrutura de acordo com suas características, colaboradores e objetivos.
As organizações vivem profundas transformações que geram um ambiente complexo, marcado pelos avanços tecnológicos e científicos, mudanças de conceito, de valores e quebra de paradigmas que norteiam todos os segmentos da sociedade. Nesse ambiente globalizado, os gestores são cada vez mais desafiados a atuar de forma reflexiva, sensível e consciente para lidarem com pessoas de diferentes formações e valores e com as sutilezas de suas relações num ambiente socioeconômico permeado pela complexidade, fragilidade, efemeridade e contradições, fazendo emergir discussões sobre a cultura como uma das variáveis fundamentais para a compreensão do fenômeno organizacional.
Nesse contexto que muda profundamente a produção de bens e a vida das pessoas, surge a luta de forças entre o “novo e o velho”, entre as necessidades de transformações e inovações organizacionais e a cultura local com burocracia arraigada e a exigência da sociedade de um comportamento ético não somente nos aspectos do cumprimento de suas obrigações legais, como do respeito aos consumidores e aos concorrentes, ao não uso de suas influências para benefício próprio, entre outros.
Dica: Acesse a Biblioteca Virtual e leia as páginas 469 a 475 do livro Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro.
A estrutura da organização pode influenciar o comportamento dos seus funcionários, fato comprovado por diversos pesquisadores. Essa estrutura é a forma como a organização divide, apresenta e coordena suas atividades e funcionários. Os mecanismos adotados na forma estrutural podem ser favoráveis ou não para o alcance de metas e objetivos que a organização se propõe.
Robbins (2005, p.350) afirma que são seis os elementos que os executivos precisam levar em consideração para definir a estrutura da sua organização. Esses elementos são apresentados pelo autor no quadro abaixo:
(Seis questões básicas às quais os executivos devem responder ao planejar a estrutura organizacional apropriada. Fonte: ROBBINS, 2005, p 351).
Para detalhar melhor e entender estes elementos, vejamos no quadro explicativo, clicando nos títulos abaixo:
Especialização
O grau em que as tarefas são subdivididas em funções isoladas dentro de uma organização.
Também conhecida como "divisão do trabalho".
Departamentalização
Agrupamento das atividades para que as tarefas previamente definidas na etapa anterior possam ser coordenadas, formando os departamentos.
Podem ser departamentalizadas de acordo com as funçoes, produtos, critérios geográficos, processos e/ou o cliente.
Cadeia de comando
Existe uma única linha de autoridade determinando quem se reporta a quem dentro da oraganização.
Discute-se autoridade (direitos inerentes à posição que a pessoa se encontra na cadeia administrativa para dar ordens) e unidade de comando que determina que cada pessoa deve ter apenas um superior e assim, mantém a linha única de autoridade.
Amplitude de controle
Determina quantos funcionarios uma pessoa pode manter sob seu comando.
Quanto maior a amplitude, mas eficiente a organização deve ser.
Centralização e descentralização
Centralização é o grau em que as decisões são tomadas por apenas uma pessoa, definidos pela autoridade formal, sem participação ou com pouca participação dos subordinados.
A descentralização é uma tendência de organizações mais flexíveis e responsivas.
Formalização
Caracteriza-se pelo grau de padronização das tarefas dentro de uma organização, possibilitando pouca ou quase nenhuma autonomia ao funcionário que a realiza.
Quanto maior for a padronização, menor será a interferência do funcionário na maneira de realizar a tarefa.
Definidos os elementos acima, o próximo passo para definir a estrutura organizacional é escolher o modelo que será adotado. Os modelos mais comuns variam entre os extremos que são a Burocracia altamente estruturada e as Organizações sem fronteiras. Vejamos no quadro abaixo alguns desses modelos:
MODELO
CARACTERÍSTICAS
VANTAGENS
DESVANTAGENS
Burocracia
Tarefas operacionais rotineiras e altamente padronizadas.
Eficiência na realização de atividades padronizadas;
Economia na departamentalização por especialidades;
Facilidade na comunicação entre funcionários de um mesmo departamento;
Chefes não precisam de grande talento e não são tão onerosos.
Conflitos entre os departamentos especializados, onde cada um quer se sobrepor ao outro; Metas de cada unidade podem se sobrepor às metas da organização; Obsessão pela obediência às regras; Dificuldade de decisões quando surgem situações que fogem à regra.
Estrutura simples
Estrutura com dois ou três níveis de verticais; Concentram todas as decisões em um só indivíduo; Tem poucos funcionários.
Simplicidade;
Ágil, flexível e barata;
Responsabilidades claramente definidas.
Não pode ser utilizada em médias ou grandes empresas; Os riscos são maiores, pois toda a informação está centrada em uma só pessoa.
Equipes
A coordenação da organização é baseada em equipes; Não existem barreiras departamentais e o processo decisório é descentralizado; Funcionários generalistas e especialistas ao mesmo tempo.
Eficiência na padronização e flexibilidade;
Melhora da produtividade.
Virtual
Terceirização de funções do negócio; Foco da administração na coordenação dos terceirizados; Centralização da organização com pouca ou nenhuma departamentalização; Funcionamento de equipes por prazos determinados.
Não existe organização fixa a ser mantida;
Minimização das despesas burocráticas;
Inexistência de despesas de longo prazo; Flexibilidade.
Dirigentes sem total controle de pontos-chaves do negócio.
Organização sem fronteiras
Inexistência de cadeia de comando; Amplitude ilimitada de controle; Funciona com equipes autônomas; Fundamenta-se na TI (Tecnologia da Informação).
Supera barreiras com entidades externas e barreiras geográficas; Facilidade e rapidez de comunicação virtual.
As estruturas organizacionais se diferem não só pelo modelo adotado, mas por elementos como estratégia, tecnologia, tamanho da organização e ambiente na qual está inserido.
E como falamos no começo da aula, todos esses elementos vão influenciar o comportamento e a satisfação do funcionário.
Com certeza você faz parte de algum grupo, seja de trabalho, de estudo, familiar. Escolha um desses grupos e analise qual o modelo de estrutura ele possui suas características, a hierarquia, o comando. O que você acha positivo e o que você acha negativo nesse modelo? Você acha que os demais membros pensam como você? De que forma o seu comportamento nesse grupo e a sua satisfação estão relacionados com o modelo estrutural do mesmo? O que poderia ser diferente, para ser melhor?
Atividade
A liderança transformacional é caracterizada por um líder que inspira seus liderados a:
aTranscender os próprios interesses pelo bem da organização ou grupo.
bFazer apenas o necessário para atender a organização ou o grupo.