Sistema organizacional

Aula 2 Cultura, clima organizacional e qualidade de vida no trabalho

Certamente, você já ouviu falar no termo Cultura organizacional. Você sabe o que significa?

Cultura Organizacional é “um sistema de valores compartilhados pelos membros que diferem uma organização das demais” (ROBBINS, 2005, p.375).

Chiavenato (2010, p.12), complementa essa definição dizendo que:

A cultura organizacional envolve um complexo padrão de suposições e valores básicos – inventados, descobertos ou desenvolvidos por determinado grupo, na medida em que ele aprende a lidar com seus problemas de adaptação externa e de integração interna – que funcionaram suficientemente bem para serem considerados válidos e, portanto, para serem ensinados aos novos membros como o modo correto de perceber, pensar e sentir em relação a esses problemas.

Acesse a Biblioteca Virtual e leia as páginas 01 a 14 do livro Iniciação à teoria das organizações.

A cultura é um fenômeno social e depende das pessoas que compõem a organização. Dependerá do que estas pessoas, como indivíduos ou como grupos, trazem de bagagem intelectual, de ideias, técnicas, comportamentos e atitudes.

Ora, percebemos então que toda organização terá sua cultura que a diferenciará de todas as outras, como se fosse um DNA. É preciso conhecer a cultura para se conhecer a organização. E não estamos, no momento, propondo avaliação da melhor ou pior cultura ou do que é bom ou ruim. Pondera-se que ela existe e é importante para a empresa.

Muitas são as funções da cultura dentro de uma organização e essas funções melhoram o comprometimento com a organização e a consistência do comportamento dos seus funcionários. Esses são fatores positivos.

Algumas das funções da cultura organizacional são:

  • Distinguir fronteiras, diferenciando uma organização das demais;
  • Criar uma identidade para os seus membros;
  • Possibilitar comprometimentos dos seus membros com as questões da organização sem sobrepor seus próprios interesses pessoais;
  • Permitir um sistema social mais estável através da coesão e padronização de comportamentos e atitudes.

Quando valores compartilhados por uma determinada cultura não estão em concordância com aqueles que promovem a eficácia dos serviços ou produtos, temos a cultura como um passivo e aí ela pode apresentar aspectos negativos onde se destacam três barreiras:

BARREIRA A MUDANÇAS
O ambiente ou as conjunturas nas quais a organização está envolvida podem sofrer mudanças e é preciso que as organizações saibam lidar com elas para continuarem a ser eficazes.

BARREIRA A DIVERSIDADES
Organizações com perfis muito parecidos de funcionários precisa evitar barreira a diversidade de perfis, principalmente nos dias de hoje, onde diferentes profissionais são necessários para muitas funções.

BARREIRA A AQUISIÇÕES E FUSÕES
O maior problema enfrentado hoje quando se fala de aquisição ou fusão de empresas é a compatibilidade cultural. Analisar vantagens econômicas e financeiras é importantíssimo, porém, é preciso também avaliar o grau de compatibilidade cultural entre as empresas.

Ter uma cultura organizacional é um processo que tem seu início, normalmente, com os fundadores da empresa. Eles definem o que querem e não querem da organização, sua personalidade se confunde com a da empresa e contratam pessoas que possam seguir suas propostas.

Podemos entender esse processo de formação da cultura através do quadro abaixo:

(Como se formam as culturas organizacionais. Fonte: ROBBINS, 2005, p. 385)

Depois de criada, a cultura é mantida através de algumas práticas traçadas pela organização, das quais, três têm destaque pelo papel que desempenham na manutenção da cultura:

1) Seleção dos funcionários.
2) Ação dos dirigentes.
3) Socialização dos funcionários para adaptação à cultura da organização.

As empresas têm se dedicado a processos seletivos variados para melhor escolher seus futuros colaboradores. Se a pessoa busca trabalho em uma determinada empresa, é importante que procure conhecer um pouco mais da sua cultura para se preparar melhor para a seleção.

Assim, entendemos que os funcionários da empresa precisam aprender a sua cultura e exercê-la para que esta possa ser mantida e perpetuada. Mas como eles aprendem e a colocam em prática? Mais fortemente por três vertentes:

Acesse a Biblioteca Virtual e leia as páginas 475 a 488 do livro Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro.

A partir do que vimos, podemos entender que quanto mais forte for a cultura da organização, maior será o seu impacto no desempenho e na satisfação de seus funcionários. Fato esse atrelado também aos aspectos favoráveis ou desfavoráveis desta cultura a partir da percepção de seus funcionários. Por isso contata-se que a seleção de pessoal está fortemente impactada pela cultura, seguido da socialização que vai facilitar a adaptação dos novos funcionários à cultura da organização e, consequentemente, no seu desempenho e no êxito da organização.

Atividade

A relação entre cultura organizacional e desempenho empresarial pode ser evidenciada por:

  1. aNão existe relação entre cultura organizacional e desempenho empresarial, porque cabe aos gestores determinar a cultura institucional.
  2. bO desempenho organizacional é que gera a cultura e, quando a organização é exitosa, a cultura fortalece-se.
  3. cA cultura forte leva sempre ao bom desempenho organizacional, mesmo com deficiências estruturais.
  4. dA cultura está associada ao desempenho organizacional e empresas com cultura forte evidenciam sempre melhor desempenho.
  5. eAs empresas com melhor desempenham são as que ditam a forma de cultura organizacional mais correta.