Cultura organizacional pode ser considerada um termo descritivo?
Sim, porque ela está relacionada ao modo pelo qual os integrantes da organização percebem as características da cultura da empresa, e não à satisfação ou insatisfação com o trabalho realizado.
Qual a diferença entre cultura dominante e subcultura?
A cultura dominante expressa a cultura organizacional propriamente dita, ou seja, os valores fundamentais que são compartilhados por seus integrantes. A subcultura é muito comum nas grandes organizações e correspondem às miniculturas existentes dentro da organização, ou seja, um conjunto de características específicas de um grupo que não é igual a que predomina na organização.
De que modo um empregado conhece a cultura de sua organização?
O empregado conhece a cultura organizacional por meio de histórias, ritos, rituais, cerimônias, heróis, símbolos, valores, linguagem, mitos.
Nesta unidade, vimos que a cultura organizacional é singular, presente, intangível e está apoiada em valores, normas, regras, artefatos e pressuposições básicas. Os empregados devem conhecer e assimilar a cultura de sua organização para serem aceitos. A cultura é descrita por seus empregados, a partir da percepção que eles têm da organização, mas não está relacionada à sua satisfação ou insatisfação no ambiente de trabalho. O fundador é a fonte primária da cultura organizacional, pois sua criação é influenciada por aquilo que ele deseja para a sua empresa, apoiado em sua visão de futuro, mas a sua sustentação não se restringe a ele. A cultura organizacional é constituída por diversos elementos que ajudam no condicionamento dos empregados em relação a ela.
Para aprofundar e aprimorar os seus conhecimentos sobre os assuntos abordados nessa unidade, não deixe de consultar as referências bibliográficas básicas e complementares disponíveis no plano de ensino publicado na página inicial da disciplina.