Cultura organizacional

Tema 1 Cultura organizacional

Cultura organizacional pode ser considerado um termo descritivo?

Cada organização é única porque possui a sua própria identidade. Destacamos que até mesmo as organizações que são concorrentes em um mesmo mercado são diferentes. Logo, não existem duas organizações iguais. Isso torna-se possível porque cada organização possui seus valores compartilhados, costumes, tradições, códigos de conduta, objetivos, metas, normas, crenças e hábitos que são transmitidos de geração para geração.

As organizações possuem características próprias, que podem ser classificadas como tangíveis e intangíveis, visíveis e invisíveis, o que, de certa forma, influenciam o relacionamento dos empregados, interna e externamente, e seu comportamento. Isso faz com que muitas situações, agradáveis ou desagradáveis, ocorram no contexto organizacional. Esses eventos são resultantes de sua cultura, ou seja, da cultura organizacional ou corporativa.

A cultura organizacional condiciona o comportamento dos indivíduos que trabalham na instituição e influencia o processo de comunicação e as relações interpessoais. Assim, podemos afirmar que a cultura organizacional é uma das variáveis que afeta o comportamento organizacional.

O comportamento rotineiro dos indivíduos, o modo como interagem e pensam correspondem à cultura organizacional. Assim, os novos integrantes precisam aprender, aceitar e compartilhar esse comportamento para serem aceitos na organização.

Chiavenato (2014, p. 153) afirma que "cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia a dia e que direcionam suas ações para a realização dos objetivos organizacionais."

Cultura organizacional pode ser definida como um "sistema de valores compartilhados pelos membros de uma organização que a diferencia das outras."

(ROBBINS et al., 2010 p. 501).

Robbins et al. (2010) entendem que a cultura organizacional está relacionada ao modo pelo qual os empregados percebem as características da cultura. Ressaltamos que, embora a cultura organizacional não seja tangível, ela pode ser percebida por todos no contexto organizacional, está presente do topo até a base da organização e pode ser descrita pelos indivíduos.

Cultura organizacional é um termo descritivo, uma vez que busca descrever as características que compõem a organização e não se refere à satisfação ou insatisfação dos empregados em relação ao trabalho.

Na literatura, existem diferentes conceitos para cultura organizacional. Contudo, nós a definimos como um conjunto de hábitos, valores, crenças, padrões, atitudes, expectativas e a maneira rotineira de pensar e fazer as coisas que são compartilhados por todos os membros da organização.

Cada organização tem a sua própria cultura, que pode ser rígida ou flexível, hostil ou apoiadora e inovadora ou conservadora. É importante respeitar as diferenças sociais, principalmente no caso das organizações transnacionais. Nesse caso, ela precisa respeitar a sua cultura, mas não pode ignorar a cultura local. O gestor de uma empresa transnacional deve ter um pensamento global, mas agir de acordo com a cultura local. A empresa precisa ter flexibilidade para fazer os ajustes necessários. Dessa forma, ela conseguirá adequar as diferenças relacionadas a seus fornecedores, clientes e governo. As organizações que apresentam uma cultura mais flexível ampliam a possibilidade de obter sucesso nos negócios.

Os indivíduos precisam se adequar à cultura da empresa para conseguirem sucesso em sua carreira, uma vez que eles participam de diferentes organizações. É importante destacar que as culturas influenciam o processo de aprendizagem do profissional. Dessa forma, o indivíduo que ocupa o cargo de diretor em uma companhia que tem como valor foco no resultado deve desenvolver uma atitude de "dono", e não apenas de empregado.

No mercado, as organizações são reconhecidas pela qualidade de seus produtos e serviços, por suas instalações, pela maneira de tratar seus empregados. Na verdade, a organização é reconhecida por sua cultura organizacional, ou seja, a maneira como se relaciona com seus empregados, fornecedores, clientes e consumidores, e por seu modo de agir diante de diferentes situações.

A empresa transnacional ou globalizada possui a matriz em um determinado país e atua em diferentes territórios dispersos no mundo, pois, assim, ela não fica limitada às barreiras territoriais. Na atualidade, é comum encontrarmos empresas que têm a sua sede em um país e unidades espalhadas por outras regiões, com a finalidade de reduzir seus custos.

Níveis da cultura organizacional

Anteriormente, dissemos que a cultura organizacional é intangível, portanto não se trata de algo palpável, mas que apresenta elementos visíveis e não visíveis. Poderíamos dizer que a cultura organizacional é formada por três camadas. Souza (2014) afirma que a cultura organizacional se manifesta em três níveis. Com o intuito de melhorar o entendimento sobre esses níveis, utilizaremos a imagem de um iceberg.

iceberg

Artefatos

Valores

Pressuposições básicas

Vídeo

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