Cultura organizacional pode ser considerado um termo descritivo?
Para saber mais, assista agora ao vídeo:
Se preferir, faça o download do áudio (mp3 compactado) deste vídeo clicando aqui.
Cultura organizacional pode ser considerado um termo descritivo?
Cada organização é única porque possui a sua própria identidade. Destacamos que até mesmo as organizações que são concorrentes em um mesmo mercado são diferentes. Logo, não existem duas organizações iguais. Isso torna-se possível porque cada organização possui seus valores compartilhados, costumes, tradições, códigos de conduta, objetivos, metas, normas, crenças e hábitos que são transmitidos de geração para geração.
As organizações possuem características próprias, que podem ser classificadas como tangíveis e intangíveis, visíveis e invisíveis, o que, de certa forma, influenciam o relacionamento dos empregados, interna e externamente, e seu comportamento. Isso faz com que muitas situações, agradáveis ou desagradáveis, ocorram no contexto organizacional. Esses eventos são resultantes de sua cultura, ou seja, da cultura organizacional ou corporativa.
A cultura organizacional condiciona o comportamento dos indivíduos que trabalham na instituição e influencia o processo de comunicação e as relações interpessoais. Assim, podemos afirmar que a cultura organizacional é uma das variáveis que afeta o comportamento organizacional.
O comportamento rotineiro dos indivíduos, o modo como interagem e pensam correspondem à cultura organizacional. Assim, os novos integrantes precisam aprender, aceitar e compartilhar esse comportamento para serem aceitos na organização.
Chiavenato (2014, p. 153) afirma que "cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia a dia e que direcionam suas ações para a realização dos objetivos organizacionais."
Cultura organizacional pode ser definida como um "sistema de valores compartilhados pelos membros de uma organização que a diferencia das outras."
(ROBBINS et al., 2010 p. 501).
Robbins et al. (2010) entendem que a cultura organizacional está relacionada ao modo pelo qual os empregados percebem as características da cultura. Ressaltamos que, embora a cultura organizacional não seja tangível, ela pode ser percebida por todos no contexto organizacional, está presente do topo até a base da organização e pode ser descrita pelos indivíduos.
Cultura organizacional é um termo descritivo, uma vez que busca descrever as características que compõem a organização e não se refere à satisfação ou insatisfação dos empregados em relação ao trabalho.
Na literatura, existem diferentes conceitos para cultura organizacional. Contudo, nós a definimos como um conjunto de hábitos, valores, crenças, padrões, atitudes, expectativas e a maneira rotineira de pensar e fazer as coisas que são compartilhados por todos os membros da organização.
Cada organização tem a sua própria cultura, que pode ser rígida ou flexível, hostil ou apoiadora e inovadora ou conservadora. É importante respeitar as diferenças sociais, principalmente no caso das organizações transnacionais. Nesse caso, ela precisa respeitar a sua cultura, mas não pode ignorar a cultura local. O gestor de uma empresa transnacional deve ter um pensamento global, mas agir de acordo com a cultura local. A empresa precisa ter flexibilidade para fazer os ajustes necessários. Dessa forma, ela conseguirá adequar as diferenças relacionadas a seus fornecedores, clientes e governo. As organizações que apresentam uma cultura mais flexível ampliam a possibilidade de obter sucesso nos negócios.
Os indivíduos precisam se adequar à cultura da empresa para conseguirem sucesso em sua carreira, uma vez que eles participam de diferentes organizações. É importante destacar que as culturas influenciam o processo de aprendizagem do profissional. Dessa forma, o indivíduo que ocupa o cargo de diretor em uma companhia que tem como valor foco no resultado deve desenvolver uma atitude de "dono", e não apenas de empregado.
No mercado, as organizações são reconhecidas pela qualidade de seus produtos e serviços, por suas instalações, pela maneira de tratar seus empregados. Na verdade, a organização é reconhecida por sua cultura organizacional, ou seja, a maneira como se relaciona com seus empregados, fornecedores, clientes e consumidores, e por seu modo de agir diante de diferentes situações.
A empresa transnacional ou globalizada possui a matriz em um determinado país e atua em diferentes territórios dispersos no mundo, pois, assim, ela não fica limitada às barreiras territoriais. Na atualidade, é comum encontrarmos empresas que têm a sua sede em um país e unidades espalhadas por outras regiões, com a finalidade de reduzir seus custos.
Anteriormente, dissemos que a cultura organizacional é intangível, portanto não se trata de algo palpável, mas que apresenta elementos visíveis e não visíveis. Poderíamos dizer que a cultura organizacional é formada por três camadas. Souza (2014) afirma que a cultura organizacional se manifesta em três níveis. Com o intuito de melhorar o entendimento sobre esses níveis, utilizaremos a imagem de um iceberg.
➡ Valores
Iniciaremos a explicação pelo nível correspondente à ponta do iceberg, que está totalmente de fora, para, em seguida, passarmos pelo nível que está entre a parte visível até o mais profundo. Os artefatos correspondem ao nível cujas características estão visíveis e podem ser observadas com facilidade por todos os membros da organização. As características correspondentes a esse nível são: estrutura organizacional, tecnologia e práticas organizacionais, métodos e procedimentos de trabalho, móveis, objetos decorativos, processos organizacionais, vestuário, linguagem, mitos. É comum nas empresas o andar ou a sala da diretoria ter uma decoração e um mobiliário mais sofisticados em relação aos demais. Esse artefato indica que os profissionais que ocupam aquele espaço possuem uma posição de liderança. Em algumas organizações, o crachá do estagiário, do prestador de serviço e do empregado são diferentes, pois isso demonstra a diferença entre eles.
Os valores representam as normas, estratégias, objetivos, relações afetivas, atitudes dos membros da organização, poder, padrões de influenciação, expectativas. Algumas empresas exibem em seus quadros sua missão, visão e valores para que todos tenham conhecimento e os compartilhem. Trata-se de algo que a maioria dos membros da empresa acredita. Podemos exemplificar alguns modelos de valores: foco no cliente, ética, respeito, meritocracia etc.
Estão no nível mais profundo da cultura organizacional e são compostos pelas crenças, percepções e sentimentos, pressupostos tidos como inquestionáveis.
Para saber mais, assista agora ao vídeo:
Se preferir, faça o download do áudio (mp3 compactado) deste vídeo clicando aqui.