Cultura organizacional

Tema 3 Surgimento e sustentação da cultura organizacional

De que modo um empregado conhece a cultura de sua organização?

As políticas adotadas, o funcionamento da organização e o modo pelo qual as atividades são coordenadas e as coisas são feitas são resultantes da cultura organizacional. Sabemos que tudo isso influencia o comportamento organizacional e é importante para a gestão do negócio.

O surgimento da cultura organizacional em um primeiro momento é de responsabilidade do fundador, que exerce forte influência sobre ela. A cultura vai se formando com base nas crenças, nos pressupostos, nos artefatos, nos valores e em tudo aquilo que o fundador idealiza para a organização. A criação da cultura organizacional inicia a partir da visão do fundador sobre aquilo que ele considera que a organização deve ser.

A cultura organizacional representa a "personalidade" da organização, portanto ela não surge aleatoriamente. Assim, o seu processo de surgimento é realizado em três partes.

  • O fundador só admite e retém profissionais que tenham pensamentos e sentimentos semelhantes ao dele.
  • Os profissionais contratados são doutrinados e socializados de forma semelhante ao modo de pensar e sentir do fundador.
  • O comportamento dos fundadores atua como um modelo com o qual os profissionais são motivados a se identificarem e introjetarem seus valores, pressupostos e convicções.

A partir do momento em que a organização atinge o sucesso, a personalidade do fundador passa a se tornar parte integrante da cultura organizacional. Na atualidade, podemos destacar a personalidade de alguns fundadores que passaram a fazer parte da cultura organizacional, como, por exemplo, Roberto Marinho, da Rede Globo, Silvio Santos, do SBT, entre outros.

Sabemos que a cultura organizacional não surge "por acaso", no período inicial ela é fortemente influencia por seu fundador e que o processo de criação passa por três estágios diferentes, conforme apresentado anteriormente.

Em relação à manutenção da cultura organizacional, após o seu estabelecimento, tornam-se necessárias algumas práticas visando à sua manutenção. Robbins et al. (2010, p. 504) consideram que as práticas de manutenção da cultura organizacional consistem em: "as práticas de seleção, as ações dos dirigentes e os métodos de socialização".

Vamos conhecer, a seguir, cada uma dessas práticas citadas por Robbins.

  • Seleção

    Atividade que busca escolher, dentre os candidatos que foram previamente recrutados, aquele profissional que possui perfil compatível com as necessidades da organização, ou seja, com as competências, a habilidade e o conhecimento necessários para ocupar o cargo que está em aberto. Durante o processo seletivo, os candidatos têm condições de identificar se seus valores são compatíveis ou não com os da organização. Caso haja diferenças significativas, o candidato ao cargo poderá se retirar do processo. Assim, a seleção de pessoas contribui no sentido de escolher pessoas com perfil adequado e que apresentem valores semelhantes ao da organização.

  • Dirigentes

    Os executivos do alto escalão estabelecem normas inspiradas em seus comportamentos, que se espalham pela organização. Essas normas estão relacionadas ao comportamento dos empregados no que se refere à liberdade, ao vestuário e a riscos a serem assumidos.

  • Socialização

    Consiste em um processo que busca adaptar os empregados à cultura organizacional.

A cultura organizacional é formada por diferentes elementos, que atuam no condicionamento do comportamento e desempenho dos indivíduos, que certamente impactarão o desempenho da instituição.

A cultura precisa ser aprendida por seus empregados, pois, assim, ela é transmitida por diversas maneiras. Robbins et al. (2010, p. 512) consideram que as mais relevantes são "as histórias, os rituais, os símbolos e a linguagem."

As empresas podem utilizar diferentes maneiras no processo de transmissão da cultura organizacional para seus integrantes. Os autores Robbins et al. (2010) consideram que as maneiras indicadas no parágrafo anterior são as mais importantes. Já Souza (2014) entende que, além das mencionadas por Robbins et al. (2010), outras maneiras devem ser utilizadas. São elas:

Cerimônias: eventos que ocorrem dentro da organização, que pode ser uma comemoração ou o ingresso de um novo empregado.

A empresa realiza festa em homenagem ao dia das crianças, cujo objetivo é celebrar a data com a participação dos filhos dos funcionários.

Ritos: ocorrem durante as cerimônias realizadas nas organizações e apresentam um propósito específico.

Evento de premiação para homenagear os funcionários que apresentaram desempenho excepcional.

Rituais: são ações sequenciais repetitivas que ocorrem nas cerimônias realizadas nas organizações e expressam seus valores essenciais. Os rituais fortalecem as relações de parceria entre seus membros.

Durante a festa de Natal (cerimônia), o presidente realiza o discurso anual de agradecimento pela colaboração de todos e comenta sobre os resultados obtidos e as expectativas para o próximo.

Histórias: são narrativas baseadas em eventos relacionados ao fundador e que ocorreram na organização. Elas são concretas e fáceis de serem compreendidas e transmitidas.

O processo de expansão de uma empresa de pequeno porte localizada em um bairro de uma metrópole que se expandiu para vários estados do país.

Mitos: são narrativas relativas à organização, mas que não são sustentadas por fatos. Eles se referem a histórias fictícias que são utilizadas para explicar determinados eventos ocorridos.

História relacionada à fundação de uma organização.

Heróis: são os indivíduos dotados de coragem para realizar o que deve ser feito, mas que alguns têm medo de realizar. Eles personificam ou corporificam os valores e viabilizam o sucesso organizacional.

Um dirigente que estimula a equipe na direção dos objetivos e em seu comportamento. Por meio dele é possível identificar os valores da organização.

Símbolos: são representados por objetos, ações ou eventos dotados de significados que sinalizam os valores da organização, ou seja, aquilo que ela acredita e valoriza.

Em um banco de investimento, não há divisórias separando chefes e subordinados. Isso é um indicativo de que o banco valoriza a gestão de portas abertas, a igualdade.

Linguagem: para descrever clientes, fornecedores, produtos, equipamentos, escritórios e pessoas-chave.

Uma empresa de varejo de grande porte possui em sua estrutura um departamento denominado Grandes Contas. Os empregados que trabalham nesse setor atendem a clientes que compram mensalmente uma média de R$ 100 mil.

Inicialmente, a cultura organizacional recebe forte influência do fundador, mas precisa ser ensinada para os ingressantes. Assim, as organizações utilizam diferentes maneiras para transmitir a cultura organizacional.