Qual a importância do clima organizacional no cotidiano das empresas?
O ex-empregado emite sua opinião sobre vários fatores relacionados às condições de trabalho. Nesse caso, o ex-empregado pode ser um demitido ou demissionário.
Qual a importância do clima organizacional no cotidiano das empresas?
A área de recursos humanos (RH) tem várias responsabilidades no contexto organizacional, mas, dentre elas, destacamos a criação de um ambiente de trabalho agradável e que contribua para a realização dos objetivos organizacionais e individuais.
Destacamos que cabe ao RH a responsabilidade pela motivação, qualidade de vida, satisfação no trabalho e bem-estar de seus colaboradores. Em função disso, o RH deve estar atento à qualidade do clima organizacional. O monitoramento e a avaliação do clima organizacional também são de sua competência, logo, no âmbito corporativo, cabe ao RH e aos gestores a avaliação do clima nas equipes de trabalho.
A avaliação do clima de uma organização é importante devido a vários fatores, dentre eles destacamos:
Para a realização da avaliação e/ou monitoramento do clima organizacional, são utilizadas algumas estratégias, como exemplo podemos citar: café da manhã com o presidente, entrevista de desligamento, ouvidoria, canal direto com o RH, canal diretor com o presidente, reuniões departamentais periódicas e pesquisa de clima.
Em relação às estratégias apresentadas anteriormente, cabe-nos esclarecer que:
O ex-empregado emite sua opinião sobre vários fatores relacionados às condições de trabalho. Nesse caso, o ex-empregado pode ser um demitido ou demissionário.
A organização consegue saber a opinião dos indivíduos que tiveram coragem e iniciativa para procurar a ouvidoria.
O presidente da organização, com o intuito de saber como estão as coisas no nível operacional, convida alguns empregados para um café. A seleção desses indivíduos é feita aleatoriamente.
O empregado tem a iniciativa de ligar para um ramal que foi disponibilizado pelo RH ou presidente e emite sua opinião acerca de algum aspecto relacionado ao ambiente de trabalho.
Nessas reuniões, os empregados são estimulados pelos gestores a expressarem suas opiniões sobre os aspectos que a organização tem interesse em saber.
Instrumento de gestão que nos permite analisar o ambiente interno da organização com a finalidade de identificar as potencialidades e fragilidades do planejamento estratégico da empresa.
Destacamos que, das estratégias apresentadas, a pesquisa de clima organizacional é considerada a mais eficiente, já que ela permite que vários aspectos que não estão bons sejam identificados e que planos de ações sejam traçados para melhorá-los. Assim, a pesquisa de clima contribui para um processo de melhoria contínua. Ela pode ser aplicada diretamente pelo RH ou por uma consultoria especializada na aplicação desse tipo de pesquisa. Com o intuito de deixar o respondente à vontade para expressar sua percepção, a pesquisa de clima é anônima.
A partir dessa pesquisa é possível tornar explícita a percepção que os membros da organização têm em relação ao ambiente de trabalho. Essa pesquisa retrata as fragilidades, potencialidades, necessidades e expectativas do grupo em relação à sua motivação no momento em que a pesquisa foi realizada.
A pesquisa de clima é muito adotada, principalmente, nas empresas de grande porte, uma vez que, devido ao tamanho, fica difícil avaliar o clima de modo informal. Os resultados identificados na pesquisa devem ser analisados pelo RH e pelos gestores das áreas. A partir da análise realizada, o RH deve propor ações e políticas com a finalidade de aprimorar os pontos que apresentaram fragilidades e melhorá-los, contribuindo para a criação de um bom ambiente de trabalho.
Para a aplicação da pesquisa de clima, as instituições utilizam questionário e/ou entrevista, a fim de identificar os aspectos sobre os quais têm interesse em saber a opinião dos empregados, a respeito do ambiente interno. O questionário é comumente o mais adotado nessas pesquisas, pois é mais rápido, permite perguntas abertas e fechadas, pode ser aplicado em empresas que nem todos os empregados estão fisicamente no mesmo espaço geográfico e possibilita a utilização de perguntas cruzadas para confirmar a opinião do respondente a respeito de um assunto relevante ou controverso para a organização.
Em relação à elaboração do questionário, a organização precisa ter atenção com o quantitativo de questões e a clareza na formulação das perguntas daquilo que pretende saber. Esses questionários podem ser respondidos em papel ou diretamente no computador.
Geralmente na pesquisa de clima, os elementos são organizados no formulário e seguem a seguinte disposição:
![]() |
← | Identificação do departamento do qual o respondente faz parte. | ||
Instruções gerais para o preenchimento do formulário de avaliação. | → | |||
← | Perguntas. | |||
Espaço destinado para sugestões. | → | |||
Respostas | ← | Folha de respostas. |
A folha de respostas é utilizada principalmente quando a pesquisa é realizada em papel.
Nas pesquisas de clima, geralmente são avaliadas as variáveis organizacionais, identificadas a seguir, que estão relacionadas à satisfação do empregado. Destacamos que essas variáveis podem ser alteradas segundo a necessidade da organização.
Quantidade de trabalho, se o trabalho apresenta atividades desafiadoras, se o quantitativo de indivíduos na equipe para realizar as atividades é suficiente.
Se o salário está compatível com as atividades realizadas pelo ocupante do cargo, se o plano de benefícios e o salário atendem às necessidades do empregado.
Identificar se os aspectos higiênicos estão apropriados para a realização das atividades.
Se o empregado compreende a estrutura da organização.
Se existe algum tipo de reconhecimento daqueles empregados que apresentam um melhor desempenho.
Como a organização é percebida no mercado pelos stakeholders.
Se os empregados sentem vontade de ir ao trabalho, se o empregado se sente valorizado.
Avalia o nível de estabilidade do indivíduo em relação ao emprego.