Qual o papel do gestor de pessoas após a realização da pesquisa de clima organizacional?
Gestão do clima organizacional
Tema 3 Gestão do clima organizacional
Na atualidade, as pessoas desempenham um importante papel no processo produtivo. E esse fato tem contribuído para que as organizações passem a dar uma atenção diferenciada aos colaboradores. Destacamos que as pessoas passam a maior parte do tempo dentro das organizações trabalhando, daí a necessidade de se criar e manter um bom ambiente de trabalho.
Consideramos que algumas organizações já despertaram para a relevância das pessoas no processo produtivo. E isso tem propiciado a adoção de ações que privilegiam um ambiente de trabalho com clima favorável e que permitem um bom relacionamento interpessoal com os pares, subordinados e superiores hierárquicos. As ações devem visar satisfazer as necessidades das pessoas e mantê-las motivadas em seu ambiente de trabalho.
Gestão do clima organizacional
Anteriormente, aprendemos que o clima organizacional se refere à atmosfera psicológica, ou seja, a percepção dos colaboradores em relação às condições de trabalho e às relações interpessoais no ambiente de trabalho. Assim, com o objetivo de contribuir para a satisfação, o bem-estar e a qualidade de vida no trabalho, as organizações estão adotando algumas estratégias, visando à melhoria do ambiente interno, o que denominamos gestão do clima organizacional.
Saiba mais
Em relação a essas estratégias, podemos destacar: remuneração variável, pacote de benefícios flexíveis, flexibilização das jornadas de trabalho e instalações confortáveis. O propósito dessas estratégias é corrigir as distorções e os problemas identificados no resultado da pesquisa de clima.
A gestão do clima organizacional ajuda o RH, por meio da pesquisa de clima, a identificar os principais problemas existentes na organização e a traçar planos de ação que, se validados pela direção da empresa, serão implementados, a fim de corrigi-los. Isso se torna possível por meio do mapeamento dos ambientes interno e externo da organização.
É importante registrar que a gestão do clima organizacional não se restringe à aplicação da pesquisa de clima. A pesquisa é um importante instrumento de gestão que aponta aspectos que precisam ser melhorados na organização.
Destacamos que, em função do impacto do clima organizacional no comportamento dos empregados, as organizações têm se mostrado cada vez mais interessadas na satisfação de seus colaboradores. Dessa forma, as organizações apresentam um cuidado maior com os fatores que causam satisfação nos empregados.
A gestão do clima organizacional consiste em um processo que é dividido em etapas. As etapas, apresentadas a seguir, foram adaptadas de Luz (2003) apud Souza (2014). São elas:
Saiba mais
O primeiro passo é obter a aprovação e o apoio da diretoria da organização. O RH precisa da aprovação acerca da aplicação ou não da pesquisa de clima. Portanto, a diretoria precisa aprovar e estar engajada com sua aplicação, pois o seu comprometimento com a pesquisa de clima é muito importante.
Saiba mais
Definir o objetivo da pesquisa de clima e o público-alvo (ou seja, se todos os participantes da organização participarão ou somente os contratados), decidir se a pesquisa será aplicada por uma consultoria ou pelo RH, determinar o responsável pela coleta das informações, a metodologia a ser adotada na pesquisa e o período no qual a pesquisa será aplicada.
Saiba mais
Nesta etapa são definidos os indicadores e ou as variáveis que serão investigados durante a pesquisa de clima (ex.: remuneração, gestão, reconhecimento etc.).
Saiba mais
Definição do instrumento a ser utilizado na aplicação da pesquisa. Nessa etapa, são elaboradas as perguntas que serão realizadas e as respectivas escalas de respostas, a fim de obter as informações sobre as variáveis organizacionais que serão investigadas. As variáveis e os indicadores já foram definidos na etapa anterior. É nesta etapa, também, que é decidido se o instrumento será aplicado manualmente ou eletronicamente.
Saiba mais
Etapa na qual é definida a parametrização das respostas, de modo que facilite a tabulação destas.
Saiba mais
A área de RH deverá encaminhar um comunicado para todos os integrantes da organização informando que será realizada uma pesquisa de clima. Nesse informe, deverão estar especificados o prazo para a realização da pesquisa e o seu objetivo. É essencial que se esclareça o motivo da pesquisa, além de conscientizar os participantes a respeito da importância da participação de todos.
Saiba mais
O responsável pela aplicação da pesquisa (RH ou consultoria) deverá disponibilizar as perguntas on-line ou em papel, para que sejam respondidas pelos participantes (público-alvo selecionado) da pesquisa. Após responder todas as perguntas, o participante deverá disponibilizar suas respostas on-line ou, se for realizada em papel, depositá-la em uma urna.
Saiba mais
O responsável pelo processo deve tabular os dados coletados durante a realização da pesquisa. A tabulação poderá ser realizada manualmente ou por meio eletrônico. Estão disponíveis no mercado softwares que realizam a tabulação desses dados.
Saiba mais
Após a tabulação, o responsável pelo processo deve compilar as informações e encaminhá-las sob a forma de relatório para a diretoria, a fim de que os dirigentes tomem conhecimento dos resultados e seja traçado um plano de ação para corrigir os desvios na gestão. O relatório deve conter informações, tabelas e gráficos sobre as variáveis organizacionais e os setores. Destacamos que deve haver comentário detalhado (pontos fortes e fracos) sobre cada variável investigada e o setor. Um ponto a ser ressaltado é que, nesse documento, deverá constar as sugestões de melhorias, portanto não fica restrito somente a apresentar as distorções identificadas durante a pesquisa.
Saiba mais
Após a análise da diretoria, os resultados da pesquisa de clima serão informados a todos os colaboradores, bem como as ações que serão tomadas com o objetivo de contribuir para a melhoria da satisfação do ambiente de trabalho.
Saiba mais
Nessa etapa, é desenvolvido um plano de ação com o objetivo de agir sobre as principais causas que geram insatisfação nos colaboradores. O ideal é que a área de RH desenvolva esse plano em parceria com integrantes das demais áreas. Após a sua elaboração, o plano de ações deve ser submetido à avaliação da diretoria da organização.
Finalizando, a gestão do clima organizacional permite estabelecer um canal de comunicação entre os colaboradores e a organização, propicia um ambiente de trabalho saudável, contribui para a participação e o comprometimento dos empregados com os processos administrativos e estimula a motivação.
Saiba mais
A empresa DRVP Associados, empresa de grande porte que atua no mercado de educação, consciente da importância da manutenção de um clima organizacional agradável, dado o seu impacto na produtividade organizacional e no comportamento de seus empregados, realiza a gestão do clima organizacional. O processo da gestão do clima organizacional é realizado em etapas, que se inicia com a aprovação e o comprometimento da diretoria em relação à aplicação da pesquisa de clima. Após a aprovação da diretoria, a DRVP Associados define a abrangência da pesquisa, que, neste caso, engloba toda a empresa. A empresa decidiu pela contratação de uma consultoria especializada para a realização desse serviço. Assim, fica sob a responsabilidade da consultoria: a elaboração das perguntas que irão compor o questionário, a parametrização, a coleta de dados, o tratamento de dados e a elaboração do relatório. Cabe à DRVP definir as variáveis organizacionais que serão investigadas na pesquisa. Após a aprovação do material desenvolvido pela consultoria, o RH divulga para todas as áreas da empresa que será aplicada uma pesquisa de clima e conscientiza sobre a relevância de participar. Cada empregado recebe o link para acessar a pesquisa e uma senha para participar. Finalizado o período para participar da pesquisa de clima, a consultoria realiza o tratamento dos dados e elabora um relatório para encaminhamento do RH da empresa contratante. De posse do relatório, o RH analisa detalhadamente os resultados apurados e agenda uma reunião com a diretoria, a fim de discutir os pontos identificados na pesquisa e traçar um plano de ação para corrigir as distorções e contribuir para a melhoria de um clima agradável. Posteriormente, os resultados da pesquisa são divulgados para toda a empresa ficar ciente.