Gestão do clima organizacional

Tema 3 Gestão do clima organizacional

Qual o papel do gestor de pessoas após a realização da pesquisa de clima organizacional?

Na atualidade, as pessoas desempenham um importante papel no processo produtivo. E esse fato tem contribuído para que as organizações passem a dar uma atenção diferenciada aos colaboradores. Destacamos que as pessoas passam a maior parte do tempo dentro das organizações trabalhando, daí a necessidade de se criar e manter um bom ambiente de trabalho.

Consideramos que algumas organizações já despertaram para a relevância das pessoas no processo produtivo. E isso tem propiciado a adoção de ações que privilegiam um ambiente de trabalho com clima favorável e que permitem um bom relacionamento interpessoal com os pares, subordinados e superiores hierárquicos. As ações devem visar satisfazer as necessidades das pessoas e mantê-las motivadas em seu ambiente de trabalho.

Gestão do clima organizacional

Anteriormente, aprendemos que o clima organizacional se refere à atmosfera psicológica, ou seja, a percepção dos colaboradores em relação às condições de trabalho e às relações interpessoais no ambiente de trabalho. Assim, com o objetivo de contribuir para a satisfação, o bem-estar e a qualidade de vida no trabalho, as organizações estão adotando algumas estratégias, visando à melhoria do ambiente interno, o que denominamos gestão do clima organizacional.

A gestão do clima organizacional ajuda o RH, por meio da pesquisa de clima, a identificar os principais problemas existentes na organização e a traçar planos de ação que, se validados pela direção da empresa, serão implementados, a fim de corrigi-los. Isso se torna possível por meio do mapeamento dos ambientes interno e externo da organização.

É importante registrar que a gestão do clima organizacional não se restringe à aplicação da pesquisa de clima. A pesquisa é um importante instrumento de gestão que aponta aspectos que precisam ser melhorados na organização.

Destacamos que, em função do impacto do clima organizacional no comportamento dos empregados, as organizações têm se mostrado cada vez mais interessadas na satisfação de seus colaboradores. Dessa forma, as organizações apresentam um cuidado maior com os fatores que causam satisfação nos empregados.

A gestão do clima organizacional consiste em um processo que é dividido em etapas. As etapas, apresentadas a seguir, foram adaptadas de Luz (2003) apud Souza (2014). São elas:

Aprovação da diretoria Planejamento da pesquisa Definição das variáveis Elaboração do instrumento de pesquisa
Parametrização Comunicação da pesquisa de clima Aplicação da pesquisa Tratamento dos dados
Elaboração do relatório Divulgação do resultado Definição das ações
Exemplo

Finalizando, a gestão do clima organizacional permite estabelecer um canal de comunicação entre os colaboradores e a organização, propicia um ambiente de trabalho saudável, contribui para a participação e o comprometimento dos empregados com os processos administrativos e estimula a motivação.