LIBRAS e suas estruturas

1. Quais são os cinco parâmetros da LIBRAS?
2. Qual a utilização da datilologia na comunicação dos surdos?
3. Como exemplificar a estrutura frasal na LIBRAS?

O estudo desta unidade permitirá a você conhecer a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) como uma língua com estrutura gramatical própria. Destaca-se que essa forma de linguagem é rica, completa, coexiste com as línguas orais, mas é independente – é uma língua que se caracteriza pela sua modalidade visual-espacial. Por conta dessa característica, suas estruturas comunicativas têm como referências os sinais, os sinais soletrados e a datilologia. Você ainda terá a oportunidade de conhecer os números e suas formas de representação.

Bons estudos!

Objetivo

Ao final desta unidade, você deverá ser capaz de:

  • Identificar a estruturação e os parâmetros da LIBRAS.

Conteúdo Programático

Esta unidade está dividida em:

  • Aula 1 - Identificar verbos e pronomes na LIBRAS
  • Aula 2 - Datilologia e números
  • Aula 3 - Estruturação de sentenças em LIBRAS

Rota de Aprendizagem

A Rota de Aprendizagem apresenta as ações que devem ser realizadas nesta unidade. Utilize a Rota de Aprendizagem para planejar e gerir, com eficiência, as suas ações e o seu tempo de estudo. Isso facilitará a construção do seu conhecimento e aumentará a possibilidade de que você tenha um bom desempenho nas avaliações. Clique aqui para acessar a Rota de Aprendizagem.


imagem onde se lê a frase "Hoje faremos as seguintes atividades: primeiro a visita ao palácio do governo, depois iremos ao parque, museu da aviação e terceiro à biblioteca." num comparativo do português escrito com LIBRAS
Fonte: Por Sinal

Por ser uma língua de modalidade visual-espacial, a LIBRAS contém uma estrutura gramatical própria, que se distingue da língua portuguesa, mas que, como qualquer outra língua, atinge todos os objetivos relacionados à emissão da mensagem.