LIBRAS e suas estruturas

Aula 1 Identificar verbos e pronomes na LIBRAS

A língua é um sistema de categorias com a qual o homem organiza o mundo em uma estrutura dotada de sentido. Podemos dizer que uma pessoa conhece realmente uma língua quando domina as unidades constitutivas e sabe combiná-las e recombiná-las de acordo com as suas necessidades comunicativas.

A LIBRAS, tal como a língua portuguesa, possui uma estrutura gramatical própria e se diferencia das línguas orais pela sua modalidade visual-espacial. Dessa forma, os fonemas da língua oral são substituídos, na língua de sinais, pela "quirema", que é a unidade elementar visual da língua sinalizada, ou seja, é o falar com as mãos.

Imagem onde intérprete diz "desculpar", em LIBRAS
"Desculpar" (Fonte: Libras)

A diferença, a priori, entre as línguas orais-auditivas e línguas visuais-espaciais é a natureza do significante, visto que a primeira se manifesta por sons; a segunda, por gestos. Quando se sinaliza por movimento "mesa" com as mãos, o surdo capta aquela imagem e o conceito subjetivo de mesa que possui registrado pelo cérebro, dando significado àquele sinal.

Ressaltamos que a LIBRAS, pela sua natureza visual-espacial, é reproduzida por sinais manuais, e que os surdos percebem o mundo por meio da visão.

O que é sinal em LIBRAS?

Sinal é o signo linguístico na língua de sinais. Ele contém uma informação convencionada por meio gestual pela comunidade surda e serve para comunicar algo a alguém. Os sinais em LIBRAS podem ser classificados em: sinais icônicos e sinais arbitrários.

Sinais icônicos Sinais arbitrários (ou convencionais)
Quando o sinal é semelhante à realidade, ou seja, lembram o seu significado, tais como: borboleta (exemplificado a baixo), beber, telefone, correr, entre outros. São aqueles que não representam nenhuma semelhança com a realidade, como é o caso dos sinais de: morango (exemplificado a baixo), ajudar, conseguir conversar, entre outros.
Imagem onde intérprete diz "borboleta", em LIBRAS
"Borboleta" Fonte da imagem: Libras
Imagem onde intérprete diz "morango", em LIBRAS
"Morango" Fonte da imagem: Libras

O sinal, dentro da língua de sinais, representa o conjunto de parâmetros — que se combinam de forma sequencial ou simultânea — e expressa um significado próprio, formando, assim, um meio de comunicação que se constitui em uma língua.

O que são parâmetros em LIBRAS?

Em LIBRAS, os sinais possuem partes independentes, cada qual com número limitado de combinações, apresentados em cinco parâmetros:

  1. Configuração das mãos.
  2. Localização (parte do corpo onde o sinal ocorrerá).
  3. Movimento.
  4. Orientação da mão.
  5. Além de inúmeras expressões faciais e corporais que traduzem as entonações verbais e os estados emocionais (afirmação, dúvida, interrogação, medo, surpresa, alegria, tristeza, etc.).

Vamos agora exemplificar os cinco parâmetros da LIBRAS!

1. Configuração das mãos

Apresenta-se pela forma que a mão toma ao ser realizado o sinal. Assim, a Configuração de Mão (CM) se refere às diferentes formas de posicioná-las na composição dos sinais. São feitas pela mão predominante (mão direita para os destros e esquerda para os canhotos) ou pelas duas mãos do emissor ou sinalizador.

Imagem do alfabeto em LIBRAS
Clique para ampliar (Fonte Charles LIBRAS)

2. Ponto de Articulação

É o local onde incide a mão, seja direita ou esquerda configurada. Refere-se ao local do corpo do sinalizador em que o sinal é realizado. A mão pode ou não tocar alguma parte do corpo ou estar em um espaço que vai do meio do corpo até à cabeça (espaço neutro) e horizontal (à frente do emissor). Por exemplo, os sinais trabalhar e brincar são feitos no espaço neutro, e os sinais esquecer e aprender são feitos na testa.

No espaço-neutro Imagem onde intérprete diz "Trabalhar", em LIBRAS
"Trabalhar" (Fonte: Libras)
Na testa Imagem onde intérprete diz "Esquecer", em LIBRAS
"Esquecer" (Fonte: Libras)

3. Movimento

Alguns sinais podem ter ou não movimento. Conforme o sinal se realiza, ele exige movimento ou não, dependendo do que ele representa. O movimento também pode representar intensidade, que também pode apresentar noção de pluralidade, como, por exemplo: posso realizar o sinal de estudar (minha intenção é dizer que quero que os alunos estudem), porém, se intensifico esse sinal fazendo um movimento mais rápido, quero dizer que quero que eles estudem muito.

Imagem onde intérprete diz "Estudar", em LIBRAS
"Estudar" (Fonte: Libras)

4. Orientação

Trata-se da direção para onde a palma da mão está voltada no momento da produção do sinal. A mão do sinalizador pode estar posicionada: para cima ou para baixo; para dentro do corpo ou para fora do corpo; de lado, virada para dentro do corpo. Alguns sinais podem ter uma direção, e a inversão desta pode significar ideia de oposição, contrário ou concordância número-pessoal. Como acontece com o sinal de gostar e não gostar, que têm a mesma articulação para afirmação e negação, só que, para esse último, as mãos são posicionadas contrariamente à primeira (impulsionadas para a frente do corpo).

Imagem onde intérprete diz "Gostar", em LIBRAS
"Gostar" (Fonte: Libras)
Imagem onde intérprete diz "Gostar-não", em LIBRAS
"Gostar-não" (Fonte: Incluir Tecnologia)

5. Expressão facial e/ou corporal

Muitos sinais, em sua configuração, têm como traço diferenciador a expressão facial e/ou corporal. Por essa razão, é muito importante, além dos quatro parâmetros acima mencionados, a incorporação da expressão facial e/ou corporal, pois é por meio dessas expressões que se pode revelar as emoções, dar sentido a fatos, situações e objetos.

As expressões faciais e corporais em LIBRAS é que determinam o significado da mensagem, como emoções de tristeza, alegria, raiva, frio etc., produzindo a entonação dentro da Língua de Sinais; ou demonstramos negação, dúvida, questionamento ou afirmamos algo.

Caro aluno, nesta aula você teve a oportunidade de compreender que falar com as mãos é produzir um sinal por meio da combinação dos cinco parâmetros: (1) configuração da mão (forma da mão), (2) localização (parte do corpo onde o sinal ocorrerá), (3) movimento, (4) orientação da mão e (5) expressões faciais e corporais, e que esses sinais formam palavras, para estas formarem um contexto comunicativo.

Atividade

"Os articuladores primários das línguas de sinais são as mãos, que se movimentam no espaço em frente ao corpo e articulam sinais em determinadas locações nesse espaço. Um sinal pode ser articulado com uma ou duas mãos. Um mesmo sinal pode ser articulado tanto com a mão direita quanto com a esquerda; tal mudança, portanto, não é distintiva. Sinais articulados com uma mão são produzidos pela mão dominante (tipicamente direita para destros e a esquerda para canhotos), sendo que sinais articulados com as duas mãos também ocorrem e apresentam restrições em relação ao tipo de interação entre as mãos." (QUADROS; KARNOPP, 2004, p. 51).

Considerando o exposto, realize a seguinte ação:

Faça um resumo sobre a importância dos parâmetros na Libras, explicando cada um deles.

Digite a sua resposta no espaço abaixo e, quando terminar, clique em Conferir.

conferir

Expectativa de resposta:O sinal, dentro da língua de sinais, representa o conjunto de parâmetros, que se combinam de forma sequencial ou simultânea, e expressa um significado próprio, formando, assim, um meio de comunicação que se constitui em uma língua. São eles:

1) Configurações das mãos: são as formas que a mão toma ao ser realizado o sinal.

2) Ponto de articulação: lugar onde incide a mão predominante configurada, podendo esta tocar alguma parte do corpo ou estar em um espaço neutro.

3) Movimento: os sinais podem ter ou não.

4) Orientação: os sinais têm uma direção com relação aos parâmetros já citados.

5) Expressão facial e/ou corporal: revela sentimentos e emoções, tais como tristeza, alegria, dúvida, etc.

Analise seu desempenho e procure o professor-tutor no FÓRUM DE DÚVIDAS FALE COM O TUTOR para comentar seus resultados.