Método científico: noções gerais e importância

Encerramento

O que são método, teoria, leis científicas e paradigmas?

Método corresponde às atividades realizadas, de forma sistemática e racional, durante a pesquisa. Podemos dizer que as teorias são soluções que perpassam no campo da confirmação e das suposições, e as leis são soluções que explicam os acontecimentos com regularidade. Já os paradigmas são representações de um padrão a ser seguido.

Como você pode diferenciar os métodos indutivo, dedutivo e hipotético-dedutivo?

O método dedutivo parte do geral para o particular; o indutivo parte do particular, colocando a generalização como um produto posterior; já no método hipotético-dedutivo são formulados problemas e levantadas hipóteses para tentar se explicar um fenômeno.

Como formular o problema de pesquisa?

A partir das dúvidas sobre determinado contexto, e que não são respondidas ou apresentam lacunas nas teorias disponíveis, deve-se, a partir de leituras antecessoras (conhecimento prévio/ teorias existentes), encontrar a lacuna do conhecimento e, assim, formular uma pergunta que será respondida (expectativa de solução) com a pesquisa a ser realizada.

Resumo da Unidade

Agora que chegamos ao final do conteúdo desta unidade, listamos abaixo os pontos mais importantes.

  • Método é um conjunto de processos ou técnicas e etapas, desenvolvidas de forma ordenada, que nos leva ao conhecimento objetivado.
  • Metodologia é um conjunto de procedimentos e regras utilizados por determinado método, ou seja, a técnica que está ligada ao modo de realizar a atividade da forma hábil e mais perfeita.
  • A utilização de métodos científicos não é exclusiva da ciência, mas que não há ciência sem o emprego do método científico.
  • Fatos são acontecimentos do cotidiano; eles existem e podem não ser percebidos pelo homem.
  • Fenômenos são os fatos percebidos e observados pelo homem, segundo pontos de vista que podem ser diferentes.
  • Teoria é uma ordenação significativa entre fatos, podendo oferecer um sistema de leis.
  • As leis surgem com a necessidade que se tem para explicar os fatos da realidade.
  • Paradigma é um conjunto de regras e padrões usados que determinam o modo de pensar e agir de uma comunidade.
  • O método indutivo tem como premissas as questões particulares até alcançar as conclusões generalizadas: método que parte do micro para o macro.
  • O método dedutivo utiliza o raciocínio lógico para fazer uso da dedução com o objetivo de alcançar uma conclusão por meio de ratificação de determinada(s) premissa(s): método que parte do macro para o micro.
  • O método hipotético-dedutivo inicia pela percepção de uma lacuna nos conhecimentos acerca dos quais elabora um problema e formula hipóteses.
  • O problema é a questão norteadora da pesquisa, delimitando o tema e fixando um roteiro para todo o processo.
  • A hipótese é uma suposição, uma resposta prévia ao problema que poderá ser confirmada ou negada após realização da pesquisa.

Referências

GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019. ISBN: 9788597020991. Disponível em: Minha Biblioteca.

LIMA, Antonia Luciana Bezerra. Análise da satisfação da clientela: um estudo realizado em uma empresa potiguar do ramo de estética e beleza. 2015. 67f. Relatório Final de conclusão de curso (Bacharelado em Administração) – UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN, Pau dos Ferros, 2015. Disponível em: https://www.uern.br/controledepaginas/2015-/arquivos/5018antonia_luciana_bezerra_de_lima.pdf

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica. Barueri: Atlas, 2022. ISBN:9786559770656. (Disponível em Minha Biblioteca).

Para aprofundar e aprimorar os seus conhecimentos sobre os assuntos abordados nessa unidade, não deixe de consultar as referências bibliográficas básicas e complementares disponíveis no plano de ensino publicado na página inicial da disciplina.