Método científico: noções gerais e importância

Tema 1 Conceito de método, teoria, leis científicas e paradigmas

O que são método, teoria, leis científicas e paradigmas?

O que é um método?

Método e ciência têm uma relação tão forte que é comum identificarmos a metodologia científica como a própria ciência.

Todas as ciências caracterizam-se pela utilização de métodos científicos; em contrapartida, nem todos os ramos de estudo que empregam esses métodos são ciências. Dessas afirmações podemos concluir que a utilização de métodos científicos não é de alçada exclusiva da ciência, mas não há ciência sem o emprego de métodos científicos.

MARCONI; LAKATOS, 2022, p. 31

Marconi e Lakatos definem método como “[...] o conjunto de atividades sistemáticas e racionais que, com maior segurança e economia, permite alcançar o objetivo – conhecimentos válidos e verdadeiros – traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões do cientista.” (2022, p. 32).

Nessa definição, destacaríamos as características segurança e economia: segurança com vistas à obtenção de resultados válidos, independentes da interferência da subjetividade do pesquisador; e economia, em vários momentos da pesquisa, como tempo e esforço e na escolha de determinados caminhos.

No sentido geral, método é um conjunto de processos ou técnicas e etapas, desenvolvidas de forma ordenada, que nos leva ao conhecimento objetivado.

Como exemplo, o método pode ser considerado como o caminho para chegar a um fim. O método não deve ser confundido com metodologia!

O que é metodologia?

A metodologia é a descrição de todo o processo de pesquisa, incluindo o método, tipo de pesquisa, instrumentos usados, participantes etc. Pode-se dizer que é o fazer ou encontrar o caminho.

Algo importante a observar é que embora algumas metodologias sejam aperfeiçoadas, não se inventa um método. Ele depende, fundamentalmente, do objeto de estudo. Os cientistas, cujas investigações foram coroadas de êxito, tiveram o cuidado de anotar os passos percorridos e os meios que os levaram aos resultados. Outros, seguintes a eles, analisaram os processos e justificaram sua eficácia.

Não foi somente com o método que tal fenômeno de reflexão e sistematização ocorreu, pois o homem primeiro viveu, e só depois estudou a vida: primeiro viveu moralmente, e só depois sistematizou a moral, primeiro raciocinou com lógica espontânea ou natural, e só depois definiu as leis do raciocínio; assim, também, o homem primeiro agiu metodicamente, e só depois estruturou os passos e exigências do método científico.

RUIZ, 1979 (110 apud MARCONI; LAKATOS, 2022, p. 5).

O método científico, portanto, não possui as virtudes milagrosas que a mentalidade tradicional lhe atribuía. Ele não é um modelo, uma fórmula ou uma receita que, uma vez aplicada, colhe, sem margem de erro, os resultados previstos ou desejados, mas é apenas um conjunto ordenado de procedimentos que se mostraram eficientes, ao longo da história, na busca do saber.

Trata-se, portanto, um instrumento sistemático de trabalho. Seu resultado depende, por sua vez, de seu usuário.

Antes de continuarmos o estudo dos métodos, vamos tratar da definição de alguns termos que temos usado ao longo do estudo para que a sua compreensão seja a mais clara possível.

  • O que é um fato?

    Fatos são acontecimentos do cotidiano. Os fatos existem e podem não ser percebidos pelo homem.

  • O que é um fenômeno?

    Os fenômenos são os fatos percebidos segundo pontos de vista, que podem ser diferentes. Pessoas diversas podem observar um mesmo fato dependendo de suas concepções, sua área de formação, segundo sua intenção etc.


Uma taça de cristal pode ser vista de vários modos diferentes. Por exemplo, pelo olhar de um:

  • Economista (quanto custa?).
  • Educador (para que serve? como será usado?).
  • Físico (qual a estrutura do material?).
  • Sociólogo (qual a representação cultural?).
  • Desenhista industrial (o formato é adequado?).

O que isso evidencia?

Que, a depender da observação do profissional (pesquisador, aluno ou cidadão), enfatizaremos nosso campo do conhecimento; aquele caminho que trilhamos com o conjunto de fatos e fenômenos.

O que são teorias e leis?

Como foi estudado, para que possa ser entendido o universo no qual a ciência atua, é necessário compreender o significado das teorias e leis. Podemos dizer que as teorias são soluções que perpassam no campo da confirmação e das suposições, e as leis são soluções que explicam os acontecimentos com regularidade.

Para a maioria das pessoas, uma teoria não passa de uma simples especulação. É a ciência que se encarrega da possibilidade de uma teoria ser testada, assim a estuda de forma ordenada.

Para Marconi e Lakatos (2022, p. 95):

  1. teoria e fato estão inter-relacionados em busca da verdade, sendo indispensáveis à abordagem científica;
  2. teoria não é especulação, mas sim um conjunto de princípios usados como instrumento científico para explicação dos fatos;
  3. não existe teoria sem ser baseada em fatos; por sua vez a reunião de fatos ao acaso não produziria a ciência.

As leis surgem da necessidade que se tem de encontrar explicações para os fenômenos da realidade.

MARCONI; LAKATOS, 2022, p.105

Para que possamos ter a compreensão de fato, teoria e leis, é possível afirmar que: o fato é uma constatação comprovada empiricamente. Por sua vez, a teoria relaciona os fatos dando-lhes comprovação. A ordenação desses fatos pode incidir em leis.

Resumidamente, podemos dizer que paradigma é um conjunto de regras e padrões usados que determinam o modo de pensar e agir de uma comunidade. Assim, um paradigma se torna um modelo, um padrão que possibilita e sustentar teoricamente toda e qualquer pesquisa científica nas mais diversas especializações. Cada paradigma surge com a intenção de corrigir ou apontar imprecisões anteriores para aperfeiçoar o conhecimento, tornando a verdade teórica mais clara e precisa.

Para saber mais, leia o artigo Sobre paradigmas, de Virgílio Vasconcelos Vilela, disponível na internet.