Método científico: noções gerais e importância

Tema 3 Definição do problema de pesquisa e das hipóteses

Como formular o problema de pesquisa?

É necessário ressaltar que ele nasce de dúvidas que as teorias já existentes não são capazes de responder. Trata-se de uma lacuna, contradição ou problema que necessita de novas hipóteses pelo contexto de expectativas.

Problema

Nenhuma pesquisa parte do nada, pois há sempre uma questão que guia todo o processo. Essa, que opera como o pontapé inicial de uma pesquisa, chama-se problema.

Após a escolha do tema da pesquisa, o próximo passo é definir o problema. “Assim, enquanto o tema de uma pesquisa é uma proposição até certo ponto abrangente, a formulação do problema é mais específica: indica exatamente qual a dificuldade que se pretende resolver” (MARCONI; LAKATOS, 2022, p. 142).

Exemplo de tema: “O perfil da mãe que deixa seu filho recém-nascido para adoção.”

Exemplo de problema: Quais condições exercem mais influência na decisão das mães em dar o filho recém-nascido para adoção?” BARDAVID, 1980, p. 62 apud MARCONI; LAKATOS, 2022, p. 142.

Formular o problema consiste em dizer, de maneira explícita, clara, compreensível e operacional, qual a dificuldade com a qual nos defrontamos e que pretendemos resolver, limitando o seu campo e apresentando suas características. Desta forma, o objetivo da formulação do problema da pesquisa é torná-lo individualizado, específico e inconfundível. (RUDIO, 2014, p. 94 apud MARCONI; LAKATOS, 2022, p. 142).

O problema de pesquisa é uma dificuldade de ordem prática, no conhecimento de algo que possua real importância, para o qual se deve encontrar ou apontar uma alternativa de solução. Para formular um, parte-se da observação dos fatos.

Um problema científico é uma questão, uma sentença em forma interrogativa, que terá sua resposta encontrada no decorrer da pesquisa.

Quando falamos que o problema é uma sentença em forma interrogativa, não se trata de uma simples dúvida que pode ser respondida com sim ou não; porque isso gera dúvidas, questionamentos e expectativas de respostas que serão respondidos no decorrer da pesquisa.

Exemplos

O desemprego influencia as mães a colocarem seus filhos para adoção?

Alguns responderão sim, outros, Não.

Quais condições exercem mais influência na decisão de as mães darem o filho recém-nascido para adoção?

Nesta pergunta (problema de pesquisa) surgirão alguns motivos, ou expectativas de respostas, que serão devidamente respondidas na trajetória da pesquisa.

O problema fixa um roteiro para o início da investigação bibliográfica e coleta de dados de campo. A definição dele é fundamental para a delimitação do tema.

Vídeo

Para saber mais sobre a definição do problema de pesquisa, assista agora ao vídeo: O problema da pesquisa.

Hipótese

A hipótese é uma afirmação categórica que tenta responder ao problema, ou seja, é uma suposição que será confirmada ou negada pelo trabalho de pesquisa. “Uma vez formulado o problema, com a certeza de ser cientificamente válido, propõe-se uma resposta ‘suposta, provável e provisória’, isto é, uma hipótese” (MARCONI; LAKATOS, 2022, p. 144).

Podemos dizer que a hipótese tem como principal meta indicar explicações para os fenômenos. Essas indicações podem ser verdadeiras ou falsas. Mas, segundo Gil (2019, p. 47), as hipóteses, sempre que bem elaboradas, “conduzem à verificação empírica, que é o propósito da pesquisa científica”.

Exemplo de tema: “O perfil da mãe que deixa seu filho recém-nascido para adoção.”

Exemplo de problema: “Quais condições exercem mais influência na decisão das mães em dar o filho recém-nascido para adoção?” (BARDAVID, 1980, p. 62 apud MARCONI; LAKATOS, 2022, p. 143).

Exemplo de hipótese: a precária situação econômica é a condição que exerce mais influência na decisão das mães em dar o filho recém-nascido para adoção.

Marconi e Lakatos (2022, p. 67) ressaltam que “A observação não é feita no vácuo, tem papel decisivo na ciência. Contudo, toda observação é precedida por um problema, uma hipótese, enfim, algo teórico.”

Podemos resumir, então, que o processo de pesquisa se inicia com os conhecimentos já adquiridos. As reflexões sobre esse conhecimento prévio levam à formulação do problema e das hipóteses, tentando, assim, preencher lacunas do saber. Para Marconi e Lakatos (2022, p. 68), “O crescimento do conhecimento marcha de velhos problemas para novos por intermédio de conjecturas e refutações.”

Para refletir sobre novos e velhos problemas, assista ao vídeo “Canal Futura – Perguntas”, disponível no Youtube.

A seguir, apresentamos alguns tipos de pesquisa que poderão ser adotados por você em seus trabalhos acadêmicos, como monografia e artigos científicos.

Tipos de pesquisa

Podemos classificar a pesquisa de duas formas:

  • Baseada nos objetivos a serem alcançados.
  • Baseada nas técnicas utilizadas pelo pesquisador.

1. Tipos de pesquisas de acordo com os OBJETIVOS:

    Saiba Mais
  1. Pesquisa exploratória: usada para fenômenos ainda pouco estudados. Constitui uma pesquisa de base, fornecendo apenas uma visão panorâmica do problema.
  2. Pesquisa descritiva: descreve características de uma população ou de um fenômeno, estabelecendo relação entre variáveis. Não se propõe a estabelecer o porquê das relações.
  3. Pesquisa explicativa: busca os fatos que contribuem para a ocorrência do fenômeno, a razão das coisas, o porquê das relações entre variáveis.

2. Tipos de pesquisas de acordo com as TÉCNICAS utilizadas:

  1. Pesquisa biliográfica: é realizada a partir de documentos já elaborados, como livros, artigos, dicionários, enciclopédias, jornais, revistas etc.
  2. Pesquisa documental: utiliza como fonte de dados documentos que ainda não sofreram análise ou tratamento estatístico como prontuários, cadastros, questionários e arquivos em gerais.
  3. Pesquisa experimental: conceitua as formas de observação e controle relacionando as variáveis do objeto de estudo.
  4. Pesquisa ex post facto: experimento é realizado após o acontecimento. O pesquisador não controla as variáveis.
  5. Levantamento (surveys): consiste na interrogação direta dos indivídos dos quais se quer conhecer o comportamento. Um exemplo deste tipo de pesquisa são os censos demográficos.
  6. Estudo de caso: analisa em profundidade um único caso ou situação, examinando-o em detalhes. O resultado deste tipo de pesquisa não pode ser generalizado.
  7. Pesquisa-ação: é uma técnica de pesquisa baseada na autorreflexão do investigador e acompanhamento em tempo real sobre o objeto de estudo.
  8. Pesquisa-participante: exige interação do pesquisador com a população estudada, bem como com os elementos que participam do estudo.

O Homem pesquisa para explicar fenômenos, criar novos instrumentos, equipamentos e máquinas, para alcançar objetivos pré-determinados [sic.], ou seja, o Homem pesquisa para desenvolver, para melhorar o nível da vida e muitas vezes para dominar, para mostrar poder e força. Necessita o mundo de hoje que os indivíduos envolvidos na pesquisa se utilizem tanto de critérios metodológicos, como dos critérios e princípios éticos, com o objetivo de esgotar todos os recursos para chegar a um resultado que traga em seu bojo sinais de melhorias e não de falsos procedimentos [...]

SANTOS, 2012, p. 196. (apud LIMA, 2015, p. 36).