Como formular o problema de pesquisa?
Para saber mais sobre a definição do problema de pesquisa, assista agora ao vídeo: O problema da pesquisa.
Como formular o problema de pesquisa?
É necessário ressaltar que ele nasce de dúvidas que as teorias já existentes não são capazes de responder. Trata-se de uma lacuna, contradição ou problema que necessita de novas hipóteses pelo contexto de expectativas.
Nenhuma pesquisa parte do nada, pois há sempre uma questão que guia todo o processo. Essa, que opera como o pontapé inicial de uma pesquisa, chama-se problema.
Após a escolha do tema da pesquisa, o próximo passo é definir o problema. “Assim, enquanto o tema de uma pesquisa é uma proposição até certo ponto abrangente, a formulação do problema é mais específica: indica exatamente qual a dificuldade que se pretende resolver” (MARCONI; LAKATOS, 2022, p. 142).
Exemplo de tema: “O perfil da mãe que deixa seu filho recém-nascido para adoção.”
Exemplo de problema: Quais condições exercem mais influência na decisão das mães em dar o filho recém-nascido para adoção?” BARDAVID, 1980, p. 62 apud MARCONI; LAKATOS, 2022, p. 142.
Formular o problema consiste em dizer, de maneira explícita, clara, compreensível e operacional, qual a dificuldade com a qual nos defrontamos e que pretendemos resolver, limitando o seu campo e apresentando suas características. Desta forma, o objetivo da formulação do problema da pesquisa é torná-lo individualizado, específico e inconfundível. (RUDIO, 2014, p. 94 apud MARCONI; LAKATOS, 2022, p. 142).
O problema de pesquisa é uma dificuldade de ordem prática, no conhecimento de algo que possua real importância, para o qual se deve encontrar ou apontar uma alternativa de solução. Para formular um, parte-se da observação dos fatos.
Um problema científico é uma questão, uma sentença em forma interrogativa, que terá sua resposta encontrada no decorrer da pesquisa.
Quando falamos que o problema é uma sentença em forma interrogativa, não se trata de uma simples dúvida que pode ser respondida com sim ou não; porque isso gera dúvidas, questionamentos e expectativas de respostas que serão respondidos no decorrer da pesquisa.
Exemplos
O desemprego influencia as mães a colocarem seus filhos para adoção?
Alguns responderão sim, outros, Não.
Quais condições exercem mais influência na decisão de as mães darem o filho recém-nascido para adoção?
Nesta pergunta (problema de pesquisa) surgirão alguns motivos, ou expectativas de respostas, que serão devidamente respondidas na trajetória da pesquisa.
O problema fixa um roteiro para o início da investigação bibliográfica e coleta de dados de campo. A definição dele é fundamental para a delimitação do tema.
Para saber mais sobre a definição do problema de pesquisa, assista agora ao vídeo: O problema da pesquisa.
A hipótese é uma afirmação categórica que tenta responder ao problema, ou seja, é uma suposição que será confirmada ou negada pelo trabalho de pesquisa. “Uma vez formulado o problema, com a certeza de ser cientificamente válido, propõe-se uma resposta ‘suposta, provável e provisória’, isto é, uma hipótese” (MARCONI; LAKATOS, 2022, p. 144).
Podemos dizer que a hipótese tem como principal meta indicar explicações para os fenômenos. Essas indicações podem ser verdadeiras ou falsas. Mas, segundo Gil (2019, p. 47), as hipóteses, sempre que bem elaboradas, “conduzem à verificação empírica, que é o propósito da pesquisa científica”.
Exemplo de tema: “O perfil da mãe que deixa seu filho recém-nascido para adoção.”
Exemplo de problema: “Quais condições exercem mais influência na decisão das mães em dar o filho recém-nascido para adoção?” (BARDAVID, 1980, p. 62 apud MARCONI; LAKATOS, 2022, p. 143).
Exemplo de hipótese: a precária situação econômica é a condição que exerce mais influência na decisão das mães em dar o filho recém-nascido para adoção.
Marconi e Lakatos (2022, p. 67) ressaltam que “A observação não é feita no vácuo, tem papel decisivo na ciência. Contudo, toda observação é precedida por um problema, uma hipótese, enfim, algo teórico.”
Podemos resumir, então, que o processo de pesquisa se inicia com os conhecimentos já adquiridos. As reflexões sobre esse conhecimento prévio levam à formulação do problema e das hipóteses, tentando, assim, preencher lacunas do saber. Para Marconi e Lakatos (2022, p. 68), “O crescimento do conhecimento marcha de velhos problemas para novos por intermédio de conjecturas e refutações.”
Para refletir sobre novos e velhos problemas, assista ao vídeo “Canal Futura – Perguntas”, disponível no Youtube.
A seguir, apresentamos alguns tipos de pesquisa que poderão ser adotados por você em seus trabalhos acadêmicos, como monografia e artigos científicos.
Podemos classificar a pesquisa de duas formas:
VARIÁVEL
“Variável é um valor que pode ser dado por uma quantidade, qualidade, característica, magnitude, traço etc., que pode variar em cada caso individual.” (TRUJILLO, 1974, p. 144 apud MARCONI; LAKATOS, 2011, p. 174).
“Variáveis são aqueles aspectos, propriedades ou fatores, mensuráveis ou potencialmente mensuráveis, através dos valores que assumem, discerníveis em um objeto de estudo.” (KOCHE, 1979, p. 54 apud MARCONI; LAKATOS, 2011, p. 174).
Podem ser variáveis de uma pesquisa: gênero, idade, renda, região geográfica, clima, tipos de alimentação etc.
O Homem pesquisa para explicar fenômenos, criar novos instrumentos, equipamentos e máquinas, para alcançar objetivos pré-determinados [sic.], ou seja, o Homem pesquisa para desenvolver, para melhorar o nível da vida e muitas vezes para dominar, para mostrar poder e força. Necessita o mundo de hoje que os indivíduos envolvidos na pesquisa se utilizem tanto de critérios metodológicos, como dos critérios e princípios éticos, com o objetivo de esgotar todos os recursos para chegar a um resultado que traga em seu bojo sinais de melhorias e não de falsos procedimentos [...]
SANTOS, 2012, p. 196. (apud LIMA, 2015, p. 36).