Método científico: noções gerais e importância

Tema 2 Métodos indutivo, dedutivo e hipotético-dedutivo

Como você pode diferenciar os métodos indutivo, dedutivo e hipotético-dedutivo?

O método científico nasceu da necessidade de organizar o pensamento para que pudesse ser alcançado, por meios adequados, o conhecimento e, pretensiosamente, as formas de controlar fenômenos e a natureza.

O método possui variadas características em função da perspectiva com que se classifica, estuda, e inclusive se denomina. Aqui, vamos conhecer alguns métodos que oferecem uma base lógica para a realização de um estudo: indutivo, dedutivo e hipotético-dedutivo.

Método indutivo

É um método que tem como premissas as minuciosidades (questões particulares) até alcançar as conclusões generalizadas. Na literatura, pode ser encontrado como um método que parte do micro para o macro, ou seja, do particular para o geral.

Segundo Marconi e Lakatos, “Indução é um processo mental pelo intermédio do qual, partindo de dados particulares, suficientemente constatados, infere-se uma verdade geral ou universal, não contida nas partes examinadas.” (2022, p. 41).

Gil (2019, p. 11) complementa descrevendo as três etapas desse método:

  1. Primeiro parte-se da observação de fatos ou fenômenos cujas causas se deseja conhecer.
  2. A seguir, procura-se compará-los com a finalidade de descobrir as relações existentes entre eles.
  3. Por fim, procede-se à generalização, com base na relação verificada entre os fatos ou fenômenos.

Retirando uma amostra de um saco de feijão, é possível observar que aproximadamente 80% dos caroços são do tipo preto. Por meio desta observação podemos concluir, então, que o saco de feijão é do tipo preto.

Os planetas Mercúrio, Terra, Marte e Saturno são desprovidos de luz própria. Também podemos afirmar que Mercúrio, Terra, Marte e Saturno são planetas. Por meio destas conclusões, levamos a crer que todos os planetas são desprovidos de luz própria.

Método dedutivo

É o método que utiliza o raciocínio lógico para usar a dedução com o objetivo de alcançar uma conclusão por meio da ratificação de determinada(s) premissa(s). Ele representa uma proposição analítica que permanece sempre verdadeira.

Necessariamente, os raciocínios dedutivos são caracterizados por apresentar conclusões que são verdadeiras, caso todas as premissas sejam verdadeiras. Na literatura, pode ser encontrado como um método que parte do macro para o micro, ou seja, do geral para o particular.

Segundo Gil (2019, p. 10), o método dedutivo “parte de princípios reconhecidos como verdadeiros e indiscutíveis e possibilita chegar a conclusões de maneira puramente formal, isto é, em virtude unicamente de sua lógica.”

Todos os vertebrados possuem vértebras. Todos os cachorros são vertebrados. Logo, todos os cachorros têm vértebras.

Todos os homens são mortais. João é homem. Logo, João é mortal.

É importante ressaltar que tanto o argumento indutivo como o argumento dedutivo se baseiam em premissas. Porém “se nos dedutivos, premissas verdadeiras levam inevitavelmente à conclusão verdadeira, nos indutivos conduzem apenas a conclusões prováveis.” (MARCONI; LAKATOS, 2022, p. 41.).

Segundo Salmon (1978, p. 30-31 apud MARCONI; LAKATOS, 2022, p. 54), pode-se distinguir os argumentos dedutivos e indutivos da seguinte forma:

Método hipotético dedutivo

Originado por meio de pensamentos de Descartes, o método tinha como principal objetivo preencher lacunas do conhecimento na busca de soluções, isto é, o resultado só poderá ser identificado quando encontrarmos a(s) resposta(s) dos questionamentos, ou seja, do(s) problema(s).

De acordo com Marconi e Lakatos, “o que temos no início da pesquisa nada mais é que um problema que guia o pesquisador aos fatos relevantes e destes às hipóteses.” (2022, p. 65).

Assim, podemos destacar que “enquanto no método dedutivo se procura a todo custo confirmar a hipótese, no método hipotético-dedutivo, ao contrário, procuram-se evidências empíricas para derrubá-la” (GIL, 2019, p. 13).

Originalmente, Popper (1975, p. 14 apud MARCONI; LAKATOS, 2022, p.65) descreve graficamente o método da seguinte forma:

P1_TT_EE_P2

Onde:

  • P1 – Seria a parte do problema.
  • TT – Teoria-tentativa (solução provisória).

 

  • EE – Eliminação de erros (críticas ao modelo).
  • P2 – Novos problemas.

Corroborado por Popper (1975, p. 346 apud MARCONI; LAKATOS, 2022, p. 66), no processo investigatório, as etapas do método hipotético-dedutivo seguem uma sequência lógica:

Expectativas ou conhecimento prévio Problema Conjecturas Falseamento

  1. Problema: é o questionamento inicial, que surge do conhecimento prévio das teorias já postas, ou a partir das expectativas que possam responder as dúvidas existentes.
  2. Conjecturas: solução acerca de possíveis resultados ao responder os questionamentos iniciais, por meio da proposta de uma nova teoria ou dedução de consequências na forma de proposições passíveis de testes.
  3. Falseamento (ou teste de falseamento): colocar o experimento para observação e experimentação, como forma de refutar o questionamento inicial.

Assim, se a hipótese construída inicialmente não supera os testes, ela está refutada, exigindo, portanto, nova reformulação do problema (questionamento inicial) e da hipótese. Eles (problema e hipótese) serão postos a novos testes, e então, estarão confirmados provisoriamente, e não definitivamente, como querem os meios indutivos.