Planejamento e orçamento: conceitos básicos

Aula 1 Planejamento e Orçamento: conceitos básicos

Planejamento

Uma empresa para manter a sua sobrevivência depende significantemente de planejamentos. O planejamento empresarial é um processo que busca demonstrar o futuro desejado da empresa, assim definindo as metas e os objetivos para alcançá-los.

A hierarquia de decisões de planejamento da produção demonstra que os níveis vão limitando as decisões maiores às menores, em relação ao tempo que cada uma necessita para planejar. São eles:

Fonte: negociosecarreiras.com.br

Além disso, o planejamento e o controle podem ser definidos a longo, médio ou curto prazo. Veja a seguir.

Planejamento e controle de longo prazo:

  • Usa previsões de demanda agregada.
  • Apresenta objetivos estabelecidos em grande parte em termos financeiros.

Planejamento e controle de médio prazo:

  • Utiliza previsões de demanda desagregada parcialmente.
  • Apresenta objetivos estabelecidos tanto em termos financeiros como operacionais.

Planejamento e controle de curto prazo:

  • Usa previsões de demanda totalmente desagregada ou demanda real.
  • Faz intervenções nos recursos para corrigir desvios.
  • Considera os objetivos operacionais estabelecendo prazos e estudando cada caso.

O planejamento também possui uma visão hierarquica alternativa, como Padoveze (2012) nos mostra no esquema a seguir.

Essa visão demonstra todas as etapas planejadas até o controle.

Subdivisões da atividade de planejamento - Uma visão alternativa

Orçamento
Planejamento estratégico   Planejamento operacional   Planejamento de programação   Execução   Controle

Como o esquema acima demonstra, as fases do planejamento que fazem parte do orçamento assim como o mesmo possuem a visão de abordagem de todas as etapas planejadas até o controle.

Orçamento

Quando elaboramos o orçamento estamos definindo hoje o que acontecerá adiante no período orçamentário. A utilização dos dados planejados nos dará base para elaborar o orçamento, este é medido a curto prazo, portanto, sempre no plano operacional.

O orçamento é uma tradução, em termos monetários, do planejamento das atividades da empresa, sendo retratado de forma integrada sob os aspectos econômicos e financeiros.

Para elaboração do orçamento, é importante levar em consideração:

  • A meta do lucro conjuntura, macroeconômica e as metas funcionais.
  • O planejamento e o controle são essenciais para uma boa elaboração do orçamento, pois neles serão baseados todos os objetivos e metas desejados.

O planejamento nos dará as diretrizes a serem construídas durante determinado período, e o controle tem como objetivo observar se o que está sendo realizado no planejamento foi o planejado.

O administrador financeiro deverá verificar as diferenças entre o orçamento planejado e o realizado, para assim identificar as mudanças que devem ser realizadas caso o que foi planejado fique abaixo do que foi realizado, daí a função do controle.

Além disso, o orçamento possui vantagens e desvantagens. Veja no quadro abaixo quais são elas:

Vantagens Desvantagens
Dá maior visibilidade ao gerente e o mesmo pode observar e planejar o futuro. O orçamento vislumbra o alcance do objetivo estabelecido no planejamento.
Define metas e objetivos. O processo orçamentário é curto e por isso onera o tempo do gerente.
Minimiza a perda do investimento. Limita o volume de negócio.

Mesmo possuindo algumas desvantagens, as vantagens são maiores e sobressaem a estas.

O orçamento se divide nas seguintes categorias:

Orçamento de vendas

O orçamento de vendas mede a quantidade de produtos que devem ser vendidos.

Orçamento de produção

O orçamento de produção demosntra quantas unidades do produto devem ser produzidos.

Orçamento de custos da produção

O orçamento de custos de produção demonstra os custos de matéria-prima e quantidade, assim como o custo de mão de obra direta e indireta.

Orçamento de custos administrativos e com vendas

O orçamento de custos administrativos e com vendas demonstra todos os gastos necessários para manter a organização.

Orçamentos do demonstrativos de resultado e balanço patrimonial

O orçamento de demontrativo de resultado e balanço patrimonial demonstra as receitas e despesas geradas pelo orçamento e o balanço projetado, medindo o patrimônio da empresa.

Orçamento de capital e orçamento de caixa

O orçamento de capital demonstra a análise de investimento, já o orçamento de caixa demonstra o fluxo de caixa e a sua necessidade de capital.

Etapas da elaboração do orçamento

Obtenção de dados históricos Estratégia de Marketing Estudos de alterações de demanda
       
Operacional
----------
Investimentos
Preparar o orçamento Previsão de investimentos
       
Aprovar Acompanhar Corrigir desvios
   

No esquema acima, podemos ver que para a elaboração do orçamento, antes da aprovação temos seis etapas, que são:

  1. Obtenção de dados históricos

    Quando uma empresa inicia a operação, ela não possui dados históricos, como números que foram utilizados no período anterior. Quando a empresa já tem operações existentes, ela deverá utilizar os dados de vendas anteriores para elaborar a sua projeção para o exercício seguinte.

  2. Estratégia de marketing

    É um setor de extrema importância, pois trará a base para o nosso orçamento, já que a partir das pesquisas é que teremos os dados para iniciar a elaboração dos dados, e contribuir para a construção da previsão de investimentos para que o projeto vá adiante.

  3. Estudo de alterações de demanda

    Busca entender o comportamento do mercado para que possamos perceber em que momento em nosso planejamento devemos aumentar ou reduzir a previsão.

  4. Previsão de investimento

    Envolve as decisões de longo prazo (maiores de um ano); o objetivo é que o capital dos sócios tenha retorno.

  5. Preparar o orçamento

    Elaborar cada etapa descrita anteriormente.

  6. Aprovar

    Após estar aprovado, o orçamento deverá ser acompanhado e caso haja algum erro ou ele não esteja caminhando, poderá ser revisto, esta é a posição do controle.

Dessa forma, fica clara a importância do planejamento e os seus níveis de hierarquia apresentados para a formação do orçamento. Percebemos que no nível de planejamento operacional apresenta-se o orçamento; neste momento ele será elaborado para que possa ter informações mais atualizadas possível.

Imagine você daqui a 10 anos? Então... Sempre desejamos o melhor não é mesmo? Depois de tudo o que vimos nesta aula, reflita sobre o que você deve planejar e quais as ferramentas necessárias para alcançar seu objetivo.

Vídeo da Unidade

Para saber mais sobre planejamento e orçamento, assista, agora, ao vídeo da unidade Tipos de orçamento.

Se preferir, faça o download do áudio (mp3 compactado) deste vídeo clicando aqui.

Atividade

Ao estudar orçamento empresarial, observamos que o planejamento envolve a fixação de objetivos e a elaboração de vários orçamentos para alcançar esses objetivos. Um bom sistema orçamentário deve estar atento ao planejamento e ao controle. Considerando tal fato, defina a função do controle dentro do planejamento e do orçamento empresarial.

Digite a sua resposta no espaço abaixo e, quando terminar, clique em Conferir.

conferir

Expectativa de resposta:

A função do controle envolve as medidas tomadas pela administração para aumentar a probabilidade de que os objetivos fixados na etapa de planejamento sejam atingidos e que todos os setores da empresa estejam trabalhando em conjunto para que os objetivos sejam alcançados.

Analise seu desempenho e procure o professor-tutor no FÓRUM DE DÚVIDAS FALE COM O TUTOR para comentar seus resultados.

Atividade

Após estabelecida a estrutura organizacional do plano orçamentário, deve-se, em linhas gerais, obter o detalhamento do orçamento empresarial. De acordo com o processo de preparação, o plano orçamentário deverá ser construído na etapa:

  1. aNo plano estratégico.
  2. bNo plano tático.
  3. cNo plano operacional.
  4. dEle independe do nível de plano para ser iniciado.
  5. eEle depende do nível da operação para ser iniciado.