Planejamento e orçamento: conceitos básicos

Aula 2 Tipos de Orçamento

O orçamento é um instrumento de grande importância nas empresas, nos anos de 1950 a 1960 as grandes empresas começaram a utilizá-lo e a partir disso começaram a expandir mundialmente.

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Como vimos na aula anterior, o orçamento possui várias etapas e ele nada mais é que o plano de recursos financeiros de todos os setores ou etapas que a empresa apresenta de um produto ou serviço.

Assim, entendemos que o orçamento geral de uma empresa é a união de todos os planos de cada setor. Nele podemos fixar metas e objetivos que a empresa deseja atingir a partir do seu planejamento.

observação

Além disso, como vimos anteriormente, um bom orçamento inicia-se com base nos dados históricos da empresa ou em cenários; a partir do planejamento devemos mapear a missão, se os planos, de médio ou longo prazo, estarão ligados ao orçamento que podemos acompanhar pelo sistema de informações e /ou manualmente.

Quando iniciamos a preparação do orçamento devemos definir as seguintes fases:

A meta de lucro

Todo orçamento ao ser elaborado deverá ter estabelecido a meta de lucro desejado pelos acionistas; estes têm a expectativa que o lucro seja sempre acima do esperado.

Os índices de desempenho

Estarão acompanhando o planejamento, as variáveis competitivas afetam o desempenho da empresa.

O cenário econômico

Normalmente utilizamos no orçamento empresarial algumas simulações de mudanças para perceber o impacto da mudança na empresa.

As políticas empresariais e setoriais

Estabelecem as bases da organização como missão, visão, objetivo e valores.

As metas funcionais

São metas estabelecidas nas organizações a fim de alcançar seus objetivos.

Dessa maneira, o orçamento empresarial deverá ser desenvolvido de forma integrada, sob os aspectos econômico e financeiro. Os demonstrativos que integrarão este orçamento serão: demonstrativo de resultado; orçamento de caixa; balanço patrimonial.

Os tipos de orçamentos para uma empresa elaborar o orçamento empresarial são:

Orçamento de vendas.   Orçamento de produção ou fabricação.   Orçamento dos custos de matéria-prima.   Orçamento dos custos de mão de obra direta.
  Dos custos indiretos de fabricação.   Despesas de vendas e administrativas.   Projeção dos financeiros.  

Elaborando um orçamento de vendas

Observando o fluxo abaixo, percebemos que o orçamento de vendas é o primeiro a ser elaborado, a partir deste os outros orçamentos serão formados.

Dessa forma, o orçamento de vendas demonstra a quantidade de produtos que deverão ser vendidos no período orçamentário; quando o mesmo é bem elaborado, teremos as diretrizes do planejamento bem elaboradas.

Após elaborar o orçamento de vendas podemos elaborar o orçamento de quantidades a produzir, também chamado de orçamento de produção, já que ele demonstra a quantidade que devemos produzir para atender o que foi calculado no orçamento de vendas.

Ao elaborar o orçamento de produção podemos determinar os orçamentos de custos de produção, incluindo os orçamentos de matéria-prima direta, mão de obra direta e custos gerais de produção.

Quanto ao orçamento de caixa, ele é dependente do orçamento com as despesas de vendas e administrativas.

O orçamento de vendas estima as quantidades de cada produto e serviço que a empresa planeja vender, além disso, ele é o ponto de partida para a elaboração do orçamento geral da empresa. A seguir, confira um exemplo.

A empresa FAZ Tudo Ltda. está pronta para preparar seu orçamento para o próximo ano. Após exame de todos os fatos relevantes, os executivos esperam o seguinte para o ano.

  • A empresa produzirá dois produtos: bolsa pequena e bolsa grande.
  • As vendas esperadas são respectivamente:
PRODUTOS UNIDADES PREÇO DE VENDA
Bolsa pequena 5.000 R$ 105,40
Bolsa grande 1.000 R$ 164,00

Solução:

FAZ TUDO LTDA.
ORÇAMENTO DE VENDAS
PRODUTO UNIDADES PREÇO DE VENDA VENDAS TOTAIS
Bolsa pequena 5.000 R$ 105,40 527.00,00
Bolsa grande 1.000 R$ 164,00 164.000,00
TOTAL     691.000,00

Dessa forma, vimos que a formação de um orçamento requer que os orçamentos de cada setor estejam concluídos para que possamos montar o orçamento geral.

Além disso, é preciso estabelecer a meta de lucro e os indicadores, além de simular cenários para que possa obter êxito independente do ambiente interno e/ou externo.

Um orçamento deve ser bem elaborado, imagine que uma empresa deverá elaborar suas vendas de acordo com a necessidade da demanda. Orçar requer um bom planejamento; você já imaginou como podemos elaborar o orçamento de vendas no mercado da moda?

De acordo com o que vimos na nossa aula, procure pensar em como você montaria esse orçamento.

Atividade

A base sobre a qual se apoiam o orçamento de vendas e todas as outras partes do orçamento-mestre é a previsão de vendas. Se essa previsão tiver sido preparada com atenção, tudo poderá dar certo. Por exemplo, a previsão de vendas fornece os dados para o desenvolvimento de orçamentos de produção. Considerando a importância da previsão de vendas, explique o processo inicial de construção do orçamento de vendas.

Digite a sua resposta no espaço abaixo e, quando terminar, clique em Conferir.

conferir

Expectativa de resposta:

O orçamento de vendas inicia-se com a preparação de estimativas de vendas pelos vendedores, individualmente. Essas estimativas são, então, apresentadas aos gerentes de distrito apropriados.

Analise seu desempenho e procure o professor-tutor no FÓRUM DE DÚVIDAS FALE COM O TUTOR para comentar seus resultados.

Atividade

Uma empresa deseja prever suas vendas para o segundo trimestre de um determinado ano. Para isso, deve-se ter como base qual tipo de orçamento?

  1. aDe vendas.
  2. bDe matéria-prima.
  3. cDe preços.
  4. dDe mão de obra.
  5. eDe despesas.