Análise de desempenho – variações em relação a custos padrão

Aula 1 Orçamento

Antes de iniciarmos nossos estudos sobre orçamento de capital e seus tipos, é necessário relembrar o orçamento de demonstração de resultado do exercício, o qual demonstra as receitas, custos e despesas de toda movimentação que foi orçada durante o período e logo após o orçamento do balanço patrimonial. Em termos monetários, esse orçamento traduz o planejamento das atividades da empresa, sendo retratado de forma integrada aos aspectos econômicos do mercado.

Os valores apresentados no demonstrativo de resultados devem ser objetos de análise que vise otimizar os tais resultados ou detectar possíveis distorções geradas por premissas e objetivos considerados na elaboração do mesmo.

Receitas - Custos - Despesas = Lucro ou prejuízo

As receitas e os rendimentos são ganhos no período, independentemente do fato de serem em moeda. Já os custos, são despesas, encargos e perdas, pagos ou incorridos, correspondentes a essas receitas e rendimentos.

O resultado da diferença entre receita e custos e despesas é o lucro ou prejuízo. Estes incorporam na formação do demonstrativo do resultado do exercício, que tem como objetivo a projeção do resultado operacional, uma vez que com ele poderemos medir a rentabilidade a partir de análise. Um outro demonstrativo é o balanço patrimonial, no qual encontramos a projeção da saúde financeira da empresa medida por meio do patrimônio, como veremos a seguir.

Balanço Patrimonial

Segundo Macedo e Corbari (2014), o balanço corresponde a uma balança, onde haverá equilíbrio entre as contas de ativo, passivo e patrimônio líquido.

Todo o orçamento irá refletir no orçamento do balanço patrimonial, assim como em outros demonstrativos. O balanço patrimonial projetado demonstra a situação financeira da empresa, é como uma fotografia em um dado momento, já que o mesmo apresenta uma situação estática.

O balanço patrimonial registra os bens, direitos e obrigações em que os bens são divididos. Dessa maneira, os bens apresentados pelo ativo no balanço patrimonial, podem ser:

Bens tangíveis   Bens intangíveis

Segundo a Lei nº 6.404/76, o Balanço patrimonial deverá ser organizado por seu grau de liquidez, ou seja, suas contas devem ser organizadas conforme a conta possa transformar-se em dinheiro com rapidez. Essa lei foi atualizada, mas não perdeu sua essência. No balanço patrimonial, fica organizada da seguinte maneira:

ATIVO PASSIVO
Ativo circulante

Passivo circulante
Passivo não circulante
Ativo não circulante
Realizável a longo prazo
Investimentos
Imobilizado
Intangíveis
Patrimônio líquido

De acordo com essa organização, no ativo temos:

Ativo circulante

O ativo circulante, onde as contas do ativo são classificadas em ordem decrescente de liquidez, de acordo com a rapidez da conta a ser convertida em dinheiro. O ativo circulante é uma conta de curto prazo e apresenta as contas que rapidamente transformam-se em dinheiro. São contas que estão constantemente em giro, movimento, circulação.

Ativo não circulante

O ativo não circulante, onde temos todas as contas que não estão em curto prazo, ou seja, estão envolvidas em longo prazo; são aquelas que não temos a intenção imediata de nos desfazer.

Realizável a longo prazo

O realizável a longo prazo é quando a conversão em moeda ultrapassa o exercício social.

Investimentos

Os investimentos agrupam o capital que possui o objetivo de investimento, podendo estar em imóveis ou até mesmo participando em outras empresas.

Imobilizado

São os que pertencem à empresa com o fim de obter a receita: máquinas e equipamentos.

Intangíveis

Não possuem corpo físico mas apresentam valor. Ex.: Marcas e patentes.

Já no passivo, onde as contas são organizadas pelo grau de exigibilidade, ou seja, pela exigência dos credores, temos:

Passivo Circulante

Neste grupo, alocamos as contas que apresentam exigibilidade de curto prazo, ou seja, dentro do exercício social (12 meses). Ex.: salários, aluguel, impostos, pagamento de fornecedores, etc.

Passivo não circulante

Neste grupo, alocamos as contas que superam o exercício social em sua exigibilidade. São contas de longo prazo. Ex.: empréstimos e financiamentos.

Patrimônio Líquido

Neste grupo estão o capital da empresa e o o capital social investido pelos sócios.

O balanço patrimonial projetado nos dá base para analisar a liquidez da empresa. A finalidade é apresentar as informações sobre endividamento e liquidez da organização.

Para saber mais sobre liquidez, leia, agora, o texto: Cálculo e análise dos índices de liquidez.

Tipos de orçamento

Desde o início da nossa disciplina aprendemos que existem vários tipos de orçamento, que assumem uma posição de controle e de avaliação em que a cada momento seus gestores se apoiam. A partir do orçamento podemos prever e minimizar as falhas no processo orçamentário.

Segundo Padovezze (2012), o orçamento é um sistema de informação gerencial que necessita de recursos para atingir o seu objetivo. Para isso, devemos sempre estar atentos à sua elaboração para que ele não fuja do objetivo do planejamento.

Diante do exposto, apresentamos alguns tipos de orçamentos, que são:

Orçamento estático (Budget) Orçamento flexível Rolling budget e forecast
Beyond budgeting Orçamento ajustadoforecast Orçamento base zero
Controle matricial

A partir desses tipos de orçamento podemos iniciar, controlar, planejar, replanejar, além de controlar o processo orçamentário.

Nas próximas aulas daremos ênfase a cada um deles.

Atividade

Ao estudar orçamento empresarial, observamos que o planejamento envolve a fixação de objetivos e a elaboração de vários orçamentos para alcançar esses objetivos. Um bom sistema orçamentário deve estar atento ao planejamento e ao controle. Considerando tal fato, defina a função do controle dentro do planejamento e do orçamento empresarial.

Digite a sua resposta no espaço abaixo e, quando terminar, clique em Conferir.

conferir

Expectativa de resposta:

A função do controle envolve as medidas tomadas pela administração para aumentar a probabilidade de que os objetivos fixados na etapa de planejamento sejam atingidos e que todos os setores da empresa estejam trabalhando em conjunto para que os objetivos sejam alcançados.

Analise seu desempenho e procure o professor-tutor no FÓRUM DE DÚVIDAS FALE COM O TUTOR para comentar seus resultados.

Atividade

Etapas para preparação do plano orçamentário

Após estabelecida a estrutura organizacional do plano orçamentário, deve-se, em linhas gerais, obter o detalhamento do orçamento empresarial. De acordo com o processo de preparação, o plano orçamentário deverá ser construído na etapa:

  1. aNo plano estratégico.
  2. bNo plano tático.
  3. cNo plano operacional.
  4. dEle independe do nível de plano para ser iniciado.
  5. eEle depende do nível da operação para ser iniciado.