Análise de desempenho – variações em relação a custos padrão

1. Quando deparamo-nos com um planejamento, percebemos que apresentamos a necessidade de contribuir para várias situações — de organização, por exemplo — e que, mediante isso, temos a preocupação de orçar. Ou seja, para que possamos obter um orçamento, precisamos orçá-lo. O orçamento poderá ser de longo, médio e curto prazo. Diante das mudanças na economia do nosso país, qual é o melhor período para tal? Quais são os tipos de orçamento adotados nessa fase?
2. Quais são as vantagens de cada um dos três tipos de orçamentos: estático, flexível e contínuo?
3. Qual o desenvolvimento do custo na elaboração do orçamento flexível?

Nesta unidade, você compreenderá como se dá a elaboração do orçamento de capital, pois é nesta etapa que identificamos a possibilidade de o investimento acontecer e obtermos resultado, assim como poderemos acompanhar também se o capital investido terá o retorno que foi planejado. Além disso, você conhecerá os orçamentos e seus tipos, bem como o controle do orçamento projetado e realizado.

Objetivo

Ao final desta unidade, você deverá ser capaz de:

  • Planejar o controle do desempenho das operações, observando os padrões técnicos e operacionais.

Conteúdo Programático

Esta unidade está dividida em:

  • Aula 1 - Orçamento
  • Aula 2 - Orçamento Estático, Flexível e contínuo
  • Aula 3 - Orçamento contínuo, tendências e base zero

Rota de Aprendizagem

A Rota de Aprendizagem apresenta as ações que devem ser realizadas nesta unidade. Utilize a Rota de Aprendizagem para planejar e gerir, com eficiência, as suas ações e o seu tempo de estudo. Isso facilitará a construção do seu conhecimento e aumentará a possibilidade de que você tenha um bom desempenho nas avaliações. Clique aqui para acessar a Rota de Aprendizagem.


Fonte: germano-ilustrador.blogspot.com

Observe que João está em meio a uma baita desordem e, para que consiga organizar tudo, ele precisa de um “pontapé’ inicial. Como sabemos, ele está com o seu trabalho todo desorganizado e para que inicie esse processo precisa saber exatamente por onde começar. Para isso, ele precisa planejar e controlar tudo que precisa fazer. Assim também ocorre com as empresas.

Ao utilizarem seus orçamentos, muitas empresas precisam estar atentas às mudanças que poderão ocorrer ao longo do período orçado. Por isso, a empresa deverá buscar um orçamento-base (o que planejou) e acompanhar o orçamento flexível (controle).

Para exemplificar, imagine que você elaborou um plano para suas férias e que colocou tudo no papel. Porém, por conta da instabilidade da economia, esse orçamento servirá apenas de base, pois o mesmo deverá ter acompanhamento para que sejam feitas as devidas alterações. E quando você estiver usufruindo de suas férias, caberá fazer o controle.