Princípios para a tomada de decisões

Tema 3 Análise de decisão versus resolução de problemas

Quais são os possíveis problemas que podem causar erros nos processos decisórios?

Como já vimos até aqui, ainda que os estudos apontem muitos casos de tomada de decisões e formas para os processos decisórios, não é possível eleger o melhor procedimento para uma decisão como regra geral, pois sabemos que, na maioria dos casos, as decisões decorrem de um problema a ser solucionado. Assim, cada caso é singular e requer um tipo de análise e, consequentemente, medidas específicas para tal.

Nesse sentido, cabe à gestão do negócio definir, por meio dos estudos sobre processos decisórios, qual método de tomada de decisão adotar para solucionar os problemas corporativos.

Sabemos, também, que os processos — cada um com sua singularidade — e os problemas necessitam de um entendimento mais específico e minucioso para que se notem os pontos importantes que, de outra forma, seriam despercebidos no processo e que poderia ser crucial para o apoio ao tomador da decisão.

Mayer (1990 apud EYSENCK; KEANE, 2007) trata a resolução de problemas como uma forma de interação que tenha que gerir certa mudança de situação para que o problema deixe de existir ou cause menos impacto.

A autora ainda completa sua abordagem da resolução de problemas com três pilares que a definem, sendo eles:

 1° Pilar
A resolução de problemas é pretendida, ou seja, guiada para objetivos.
 2° Pilar
A resolução de problemas engloba mais processos cognitivos do que automáticos.
 3° Pilar
Um problema só nasce no momento em que um indivíduo necessita de conhecimento expressivo para gerar uma resposta imediata.

Segundo Eysenck e Keane (2007), a tomada de decisão compreende a resolução de problemas, uma vez que a pessoa tenta realizar a escolha mais adequada por meio de uma série de alternativas. O que destoa um processo de outro se resume no fato de que as opções geralmente são esclarecidas no processo decisório, ao passo que os solucionadores de problemas precisam gerar suas próprias alternativas. Outra possível discrepância identificada entre os processos e indicada pelos autores é a de que a pessoa toma decisões em ambientes improváveis, enquanto resolve problemas em ambientes previsíveis.

Assim, entendemos que também faz parte da análise de decisão o entendimento acerca de quais são os possíveis problemas que podem acarretar erros nos processos decisórios. Em outras palavras, a compreensão do parâmetro organizacional pode ajudar na previsão de possíveis problemas no processo.

Clique nos botões a seguir e veja alguns problemas que podem ser identificados com a compreensão do parâmetro organizacional.

Incapacidade de reconhecer o problema Interpretação diferente Decisão precipitada Avaliação prematura Excesso de confiança Comprometimento prematuro
Confusão entre problemas e sintomas Ênfase apenas na solução Avaliação subestimada da implementação Incapacidade de definir prioridades Falta de competência Confusão entre informação e opinião

Os processos decisórios dependem diretamente das pessoas que os manipulam, as quais, para tomar decisões racionais e inerentes ao propósito da empresa, devem avaliar de forma efetiva o problema para que se esclareçam sugestões de melhorias ou solucionadoras no processo decisório.

Vídeo

Para saber mais, assista agora ao vídeo: