Processos de conformação metalúrgica

A maioria dos produtos metálicos apresenta formas diferentes das geometrias fabricadas e fornecidas regularmente. Portanto, é necessário alterar a forma da matéria-prima conforme a geometria necessária para o produto, ou seja, é preciso conformar o material. Esses processos de conformação podem acontecer tanto durante o processo de solidificação do material, quanto por sua deformação plástica ou retirada mecânica de parte dele.

A escolha do processo de conformação a ser utilizado dependerá de diversos fatores, tais como a resistência mecânica do material, ponto de fusão, reatividade química, entre outros. Portanto, dispor de conhecimentos sobre as principais características e peculiaridades dos processos de conformação permite ao profissional escolher com fundamentação o processo mais adequado ao produto a ser fabricado.

Objetivo

Ao final desta unidade, você deverá ser capaz de:

  • Diferenciar os processos de conformação metálica para compreensão de suas características primordiais e aplicações.

Conteúdo Programático

Esta unidade está organizada de acordo com os seguintes temas:

  • Tema 1 - Fundição: modelagem em areia, molde metálico (permanente)
  • Tema 2 - Fundição por centrifugação (coquilhas), fundição de precisão: em casca (shell molding), cera perdida
  • Tema 3 - Metalurgia do pó: sinterização

O processo de fundição é o caminho mais rápido entre a matéria-prima e a forma final desejada. Apesar de ser um processo muito antigo, a partir do avanço no controle de parâmetros sua execução se tornou cada vez mais sofisticada e, atualmente, permite um nível de qualidade elevado.