Análise horizontal e vertical e estrutura de capital

Encerramento

Uma análise contábil, para ser eficiente, deve ser comparativa, ou seja, permitir que se possa visualizar a evolução da empresa e compará-las com outras. Que ferramentas iniciais de análise permitem essa comparação e como são desenvolvidas?

A análise horizontal permite a comparação entre contas ou grupos de contas de balanços sucessivos, e a vertical, compara uma conta ou grupo de contas com relação a uma base (100%), que pode ser o total do ativo ou a receita líquida, por exemplo.

Sabemos que, em determinado momento, a captação de recursos de terceiros se faz necessária para a empresa, podendo ser considerada salutar. Em que momento o endividamento se torna perigoso para a empresa, acarretando o comprometimento do capital de giro?

Um endividamento saudável acontece quando a empresa utiliza poucos recursos de terceiros e, quando necessário, faz adequação de prazos entre origem e aplicação de recursos. Todavia, quando a empresa busca recursos de longo prazo para aplicação no curto prazo sucessivamente, ela compromete suas disponibilidades e seu resultado, principalmente porque passivos de longo prazo são onerosos, ou seja, geram despesas financeiras.

Qual o significado de imobilização do capital próprio?

Representa quanto (%) do patrimônio líquido está alocado nos ativos permanentes, ou seja, nos bens não líquidos, como investimentos em edificações, terrenos, máquinas pesadas, etc. Também pode ser tratado como imobilização do patrimônio líquido.

Resumo da Unidade

Nesta unidade, na primeira aula, foi dado início à análise contábil comparativa dos demonstrativos por meio das ferramentas chamadas análises horizontal e vertical, que possibilitam verificar a evolução das contas ou grupos de contas por períodos sucessivos. Em seguida, foram abordados os cálculos de índices ou quocientes. A segunda aula tratou do grau de endividamento, que indica a utilização de capitais próprios e de terceiros pela empresa para financiamento do ativo total. Na terceira aula, evoluímos para o entendimento sobre como a empresa financia o ativo permanente por meio dos índices de imobilização do capital próprio e de recursos não correntes.

Atividades

Além do estudo dos roteiros, do livro da disciplina, das leituras complementares e dos vídeos das unidades, você deverá realizar as atividades pontuadas que se encontram no ambiente virtual de aprendizagem. Acompanhe os prazos de envio das avaliações no documento “Calendário e Critérios de Avaliação”, na introdução da disciplina.

Lembre-se: procure o professor-tutor no fórum "Fale com o tutor".