Análise horizontal e vertical e estrutura de capital

1. O que é necessário para realizar a análise acurada das demonstrações financeiras?
2. Sabemos que, em determinado momento, a captação de recursos de terceiros se faz necessária para a empresa, podendo ser considerada salutar. Em que momento o endividamento se torna perigoso para a empresa, acarretando o comprometimento do capital de giro?
3. Qual o significado de imobilização do capital próprio?

A análise contábil nos fornece as respostas necessárias para a fundamentação das mudanças ocorridas nos resultados quando comparadas com o planejamento estratégico e nos permite fazer correções, além da verificação da disponibilidade de recursos para financiamento das atividades. Para os usuários externos à empresa, auxilia a identificar as melhoras alternativas de investimentos. Para tal, essa técnica contábil nos municia de ferramentas para o alcance desses objetivos e, nesta unidade, serão apresentadas as análises horizontal e vertical, o grau de endividamento e a imobilização do capital.

Objetivos

Ao final desta unidade, você deverá ser capaz de:

  • Aplicar as técnicas de análise horizontal e vertical e os índices de estrutura de capital.

Conteúdo Programático

Esta unidade está dividida em:

  • Aula 1 - Métodos e procedimentos de análise: análise vertical e horizontal
  • Aula 2 - Grau de endividamento
  • Aula 3 - Grau de imobilização do capital

Rota de Aprendizagem

A Rota de Aprendizagem apresenta as ações que devem ser realizadas nesta unidade. Utilize a Rota de Aprendizagem para planejar e gerir, com eficiência, as suas ações e o seu tempo de estudo. Isso facilitará a construção do seu conhecimento e aumentará a possibilidade de que você tenha um bom desempenho nas avaliações. Clique aqui para acessar a Rota de Aprendizagem.


Assista ao vídeo Análise de balanços: limitações e conflitos e veja mais profundamente como as práticas contábeis influenciam no julgamento contábil.