Quais situações corroboraram a emergência do capitalismo e, por consequência, o triunfo da burguesia europeia?
Corroboraram para a emergência do capitalismo e, por consequência, para o triunfo da burguesia europeia, além da expropriação de riquezas dos povos originários da América, também o acontecimento da Revolução Francesa e da Revolução Industrial.
Como as gerações de classe trabalhadoras lidaram com as alterações de concepção de tempo?
A primeira geração de trabalhadores nas fábricas aprendeu com seus mestres a importância do tempo; a segunda geração formou os seus comitês em prol de menos tempo de trabalho no movimento pela jornada de dez horas; a terceira geração fez greves pelas horas extras ou pelo pagamento de um percentual adicional (1,5%) pelas horas trabalhadas fora do expediente. Eles tinham aceitado as categorias de seus empregadores e aprendido a revidar os golpes dentro desses preceitos. Haviam aprendido muito bem a sua lição, a de que tempo é dinheiro.
Na contemporaneidade, quais perspectivas caracterizam a crise do capitalismo e o lugar da luta de classes?
As perspectivas indicam a face destrutiva do capitalismo, que não tem mais parâmetros para autorregulação. Enquanto a luta de classes, organizada de forma partidária, se esmoreceu, novos atores e pautas sociais acabaram por fragmentar o projeto de uma sociedade igualitária, nos moldes do socialismo e comunismo.