O Estado capitalista e a luta de classes

Sejam bem-vindos e bem-vindas a mais uma aula do nosso curso Classes e Movimentos Sociais. Nesta unidade, estudaremos o Capitalismo Industrial e a luta de classes originária das próprias contradições do sistema capitalista. Para tanto, recorreremos a Eric Hobsbawm e a Paul Thompson, por exemplo, para entendermos a formação da sociedade capitalista, as condições de trabalho e de vida relegadas à classe trabalhadora, considerando as peculiaridades do mundo do trabalho capitalista, e a reação dos trabalhadores e trabalhadoras à exploração da sua força produtiva. Por conseguinte, veremos também a crise do capitalismo e as lutas contemporâneas dos trabalhadores.

Vamos lá?

Objetivo

Ao final desta unidade, você deverá ser capaz de:

  • Historicizar a formação da sociedade capitalista e os embates entre as classes sociais.

Conteúdo Programático

Esta unidade está organizada de acordo com os seguintes temas:

  • Tema 1 - A formação da sociedade capitalista industrial e a classe trabalhadora
  • Tema 2 - A disciplina do trabalho e a luta de classe
  • Tema 3 - Crise do capitalismo e as lutas de classes contemporâneas

Assista ao vídeo Man (2020), do ilustrador inglês Steve Cutts. O curta-metragem demonstra a relação do homem com a natureza por meio dos modos de produção e reprodução capitalista, alimentada pelo consumo desenfreado que se tornou comum, a partir da formação da sociedade industrial.

Assim, ao estudar os conteúdos abordados nesta unidade, reflita sobre como o sistema capitalista mostra sua face destrutiva ao explorar os recursos naturais indiscriminadamente, transformando tudo em “commodities” (mercadoria).