Negociação e administração de conflitos: aspectos conceituais
Aula 2
Conflitos: tipos, causas e formas de intervir
Há uma grande diversidade na forma como culturas diferentes lidam com conflitos. Em sociedades mais competitivas, por exemplo, cujo processo decisório é sustentado no racionalismo e empirismo, o conflito é bem-vindo e entendido como forma de buscar acordos mais inovadores e melhores soluções para os problemas organizacionais.
Entretanto, em sociedades onde o relacionamento interpessoal constitui forte base para a condução do processo de negociação e onde o processo decisório é mais calcado em avaliações e considerações de ordem subjetiva, o conflito e seus desdobramentos podem ser escamoteados e a forma como os negociadores lidam com eles pode ser o impedimento ou os meios indiretos.
A interação humana, em qualquer âmbito, seja pessoal ou profissional, é caracterizada pela existência de conflitos e incertezas. A necessidade de negociar somente se faz presente diante da existência de um conflito. Portanto, é fundamental que o negociador compreenda a origem dos conflitos que precisa administrar que podem vir de diversas fontes e ser de diferentes tipos.
Também é fundamental que o negociador saiba escolher e implementar as estratégias mais adequadas para lidar com cada tipo de conflito, administrando-os adequadamente para que possam alcançar os resultados desejados no trabalho realizado.
Deve-se ter uma visão positiva do conflito para discutir os mais diversos assuntos, incentivando, portanto, a livre expressão e exploração de diferentes pontos de vista, interesses e valores, que poderão facilitar o processo de negociação.
Para entender um pouco mais sobre o conflito em uma negociação, assista a um trecho do filme Esposa de Mentirinha, estrelado por Adam Sandler.
Existem quatro níveis de conflitos. Clique em cada um dos cartões a seguir e conheça-os.
As pessoas envolvidas não possuem uma clara consciência de sua existência. Se identificados, eles podem ser transformados em conflitos percebidos.
As partes percebem racionalmente a existência do conflito, porém ainda não há uma manifestação explícita deste. Quando a desavença evolui, o conflito pode tornar-se um conflito sentido.
Os efeitos são percebidos e se fazem sentir claramenteem um nível consciente. Caso não haja nenhum tipo de intervenção em administrar esse tipo de conflito, a situação pode desencadear um conflito manifesto.
Atinge diretamente as partes envolvidas, é percebido por terceiros não diretamente envolvidos na situação conflitante, e pode interferir na dinâmica do desenvolvimento da negociação.
Conflitos sentidos e manifestos têm que ser bem administrados e deve-se buscar as melhores opções para resolvê-los. Já os conflitos latentes podem manter-se estáveis ou, até mesmo, desaparecer, assim como ocorre com os conflitos percebidos, se não forem explicitados.
Um ponto importante que deve ser analisado refere-se ao tipo de conflito e seus impactos no processo de negociação. Existem conflitos que se relacionam diretamente à tarefa que precisa ser executada, outros que abordam os procedimentos de como a tarefa deverá ser realizada. Também existem os conflitos que se relacionam com as pessoas envolvidas na execução das tarefas, sendo, portanto, de caráter interpessoal.
Assim, os conflitos podem ser categorizados por três tipos:
É bom destacar que, caso esses conflitos não sejam administrados adequadamente, podem se tornar destrutivos para o desenvolvimento satisfatório de processo negocial. Isso pode reduzir a motivação das partes envolvidas, criando tensões que podem afetar a produtividade e fomentar mecanismos competitivos negativos.
As causas e os efeitos dos conflitos precisam ser compreendidos para que as intervenções deliberadas do negociador produzam melhores resultados.
Veja, no quadro a seguir, os três principais motivos dos conflitos e as fontes mais comuns de conflitos:
Principais motivos
Fontes mais comuns
Competição por recursos disponíveis, porém escassos.
Divergência de objetivos entre as pessoas.
Tentativa de autonomia ou libertação de um sujeito com relação a outro.
Necessidade de status.
Ambição e desejo de sucesso.
Desinformação.
Ansiedade.
Medo.
Disputa pelo poder.
Diferenças culturais.
Preconceitos.
Outros.
Considerando a negociação, a tomada de decisão e administração de conflitos como situações onde estão em jogo possíveis recursos escassos ou a busca pelo lucro, as partes podem estar dispostas a se valerem de atitudes consideradas antiéticas, dependendo do ponto de vista de quem analisa.
Além da negociação propriamente dita, que, como processo e forma de resolver conflitos, visa compatibilizar interesses das partes pela via direta, a mediação e a conciliação são métodos alternativos de resolução de conflitos que fazem uso de terceiras partes.
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Mediação
Processo de autocomposição das controvérsias, usada quando as partes esgotam a negociação direta. Na mediação há um terceiro imparcial que orienta as partes para a solução de controvérsia, sem sugestionar. Assim, as partes se mantêm autoras de suas próprias soluções.
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Conciliação
É uma alternativa de solução extrajudicial de conflitos. Na conciliação, um terceiro imparcial interveniente buscará, em conjunto com as partes, chegar voluntariamente a um acordo, interagindo, sugestionando junto às mesmas. O conciliador pode sugerir soluções para o litígio.
A mediação e a conciliação também utilizam a negociação para viabilizar os resultados desejados e estão entre os métodos alternativos de resolução de conflitos.
Uma separação importante que se deve fazer é entre os conflitos de causas emocionais e os conflitos de causas reais. A identificação desses dois tipos de conflito é importante, pois será fator determinante para orientar a intervenção:
É necessário avaliar, em primeiro lugar, a magnitude dos custos envolvidos na solução do conflito.
Os custos são superiores aos benefícios? Justificam-se os custos dos esforços destinados à solução do conflito?
Em segundo lugar, é fundamental avaliar as consequências específicas de um conflito permanente, para compreender se ele tende a diminuir, intensificar-se ou manter-se estabilizado.
Existem basicamente três formas que visam administrar os conflitos.
TIPOS DE CONFLITO
AÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO
FORMAS DE ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS
Forma estrutural para administração de conflitos
Conflitos de causas reais
Impedir que o conflito ocorra, ou mantê-lo dentro de limites aceitáveis, modificando as condições antecedentes que o produzem. Para isso, encontrar objetivos comuns e criar sistemas de recompensas são algumas ações que podem ser feitas.
Intervenção no processo
Conflitos de causas emocionais
Envolve ações durante o episódio de conflito em lugar de mudanças nas condições antecedentes. Criar situações para que as partes trabalhem juntas na identificação de soluções ou requer a intercessão de uma terceira parte para iniciar e garantir a continuidade da comunicação na negociação.
Abordagem mista
Conflitos de causas reais e de causas emocionais
Uso de intervenções tanto estruturais quanto de processo. Podemos dar como exemplo de uma abordagem mista, o estabelecimento de regras, especificando os procedimentos e limites para trabalhar com o conflito.
A questão fundamental com relação ao conflito é que ele por si só, não é negativo ou destrutivo, mas a forma pela qual se busca a sua resolução pode causar danos aos relacionamentos e produtividade no desenvolvimento do trabalho.
Curiosidade
Muitas vezes, técnicas inadequadas, como a força, a manipulação e a imposição por meio do uso hierárquico são utilizadas, afetando negativamente a negociação.
Curiosidade
Os temas sobre negociação e conflitos vêm passando por um desenvolvimento intenso nos últimos anos e muitos estudos têm surgido em torno do assunto. E a globalização é uma das principais razões para o aumento da discussão sobre esses temas.
É essencial compreender o papel dos conflitos no processo da negociação e de que forma negociadores diferentes lidam com sua resolução.
Quando você encontra oposição, tenha em mente todo o tempo que o seu objetivo é ganhar a aceitação da sua ideia, proposta, preço ou solicitação. Desta forma, não perca seu objetivo de vista e não se envolva em discussões verbais.
Para um bom negociador, a oposição pode se transformar em uma oportunidade para entender as questões e necessidades da outra pessoa e, consequentemente, buscar a caminho da solução.
Atividade 1
Encontrar objetivos comuns e criar sistemas de recompensas são algumas ações que podem ser feitas para administrar qual forma de conflito?
Quando terminar, clique em Conferir e veja se acertou.
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Forma Estrutural. Essa forma busca impedir que o conflito ocorra, ou o mantém dentro de limites aceitáveis, modificando as condições antecedentes que o produzem.
Atividade 2
Para administrar um conflito é importante fazer uma separação entre as suas causas. Por exemplo, objetivos diferentes podem gerar conflitos de causas: