Negociação e administração de conflitos: aspectos conceituais

1. Por que a autocobrança pode ser um fator gerador de estresse em uma negociação?
2. Quais são os quatro tipos de conflitos existentes?
3. Como é chamada a alternativa de posicionamento estratégico que se inicia no ponto em que as partes conflitantes estão empenhadas em uma batalha ganhar/perder?

Esta unidade evidenciará a necessidade da ampliação de conhecimentos sobre negociação e a administração de conflitos, destacando seus processos e as principais correntes de abordagens orientadas para maximizar resultados e relacionamentos nas quais se manifestam os conflitos e as convergências.

Objetivos

Ao final desta unidade, você deverá ser capaz de:

  • Identificar os principais conceitos que envolvem o processo de negociação e de administração de conflitos.

Conteúdo Programático

Esta unidade está dividida em:

  • Aula 1 - Conceitos fundamentais de negociação
  • Aula 2 - Conflitos: tipos, causas e formas de intervir
  • Aula 3 - Estratégias e táticas nas negociações

Rota de Aprendizagem

A Rota de Aprendizagem apresenta as ações que devem ser realizadas nesta unidade. Utilize a Rota de Aprendizagem para planejar e gerir, com eficiência, as suas ações e o seu tempo de estudo. Isso facilitará a construção do seu conhecimento e aumentará a possibilidade de que você tenha um bom desempenho nas avaliações. Clique aqui para acessar a Rota de Aprendizagem.


Você pode achar que negociações não desempenham um grande papel em sua vida. Isso não é verdade. A verdade é que todos somos negociadores. Como vimos nos quadrinhos acima, o ato de negociar e de administrar conflitos está cada vez mais presente em nosso dia a dia, e é muito importante conhecer os seus processos.