A linguagem como meio de expressão e interação social

1. Por que saber ler não é suficiente para que os diversos textos produzidos na sociedade sejam compreendidos?
2. Que aspectos do texto falado e do texto escrito devem ser observados na situação comunicativa?
3. O texto informativo e o texto literário podem ser identificados pela linguagem utilizada? Por quê?

Na unidade 1, você compreendeu a diferença entre língua e linguagem e conheceu diversas manifestações da linguagem. Nas próximas aulas, apresentaremos a linguagem como o mais importante instrumento de expressão e de interação social. Dois novos conceitos serão estudados: o texto e o leitor. Sabemos que um não existe sem o outro, mas é fundamental destacarmos que a leitura não é uma atividade mecânica. O leitor tem um importante papel na construção do texto lido e, por isso, deve ser capaz de identificar os diversos discursos que são produzidos em nossa sociedade.

Objetivo

Ao final desta unidade, você deverá ser capaz de:

  • Reconhecer a diversidade dos discursos que circulam na sociedade e dos quais participamos

Conteúdo Programático

Esta unidade está dividida em:

  • Aula 1 - O texto e o leitor
  • Aula 2 - O texto falado e o texto escrito
  • Aula 3 - Textos informativos e textos literários

Rota de Aprendizagem

A Rota de Aprendizagem apresenta as ações que devem ser realizadas nesta unidade. Utilize a Rota de Aprendizagem para planejar e gerir, com eficiência, as suas ações e o seu tempo de estudo. Isso facilitará a construção do seu conhecimento e aumentará a possibilidade de que você tenha um bom desempenho nas avaliações. Clique aqui para acessar a Rota de Aprendizagem.


Fonte da imagem

“Você gosta de ler?”
“Quantos livros você já leu?”
“Os jovens não leem. Preferem perder tempo com as redes sociais.”

Afinal, o que é mais importante: ler muitos livros ou saber ler?