Planejamento, estratégia, sistematização de apoio nas etapas da tomada de decisão

Nesta unidade você poderá compreender que o processo de tomada de decisões não é uma tarefa tão simples como pode parecer. As etapas da tomada de decisão que serão apresentadas nesta unidade contam com um bom planejamento, estratégias bem elaboradas e uma sistematização para a construção de um processo decisório completo e eficiente.

Além de entender como planejamento, estratégia e sistematização podem contribuir para uma boa decisão, você poderá estudar esses conceitos para um melhor entendimento geral do processo decisório e como a sua prática é importante com foco na resolução de problemas. E, claro, para solucionar o problema de forma eficaz é necessário um estudo detalhado do que deve ser resolvido. Na unidade você ainda poderá conhecer métodos e ferramentas para análise e identificação do problema.

Objetivo

Ao final desta unidade, você deverá ser capaz de:

  • Destacar, por meio das ferramentas de gestão, problemas ou oportunidades no contexto organizacional.

Conteúdo Programático

Esta unidade está organizada de acordo com os seguintes temas:

  • Tema 1 - Conceito de planejamento, estratégia e sistematização
  • Tema 2 - Identificação dos problemas e estudo das alternativas de soluções
  • Tema 3 - Principais etapas da tomada de decisões

Assista ao vídeo A intuição na tomada de decisões e entenda que esse processo não deve contar apenas com especulações rasas, que muitos chamam de “eu acho que...”, ou seja, esse “achismo” faz com que as pessoas não entendam todas as vertentes importantes do processo decisório. No entanto, podemos nos relacionar com as nossas intuições ao longo do processo. Entendemos que a intuição tem o papel de nos alertar sobre um ponto de atenção, colaborando para uma tomada de decisão inteligente.