Planejamento, estratégia, sistematização de apoio nas etapas da tomada de decisão
Tema 3
Principais etapas da tomada de decisões
Qual relação podemos estabelecer entre a importância das etapas a serem seguidas e a tomada de decisão de forma segura?
A tomada de decisão está diretamente ligada à ideia de escolher uma opção dentre as alternativas para resolver o problema ou atingir certo objetivo.
Entretanto, essa visão torna-se muito reduzida quando se trata de processos decisórios, que envolvem análises, definições e etapas, tornando a tomada de decisão um pouco mais complexa do que se pode presumir.
Etapas do processo decisório
As principais etapas do processo decisório são:
Etapa 01: Identificação do problema.
Etapa 02: Controle da precipitação.
Etapa 03: Filtro e consenso de ideias.
Etapa 04: Busca por alternativas.
Etapa 05: Ação.
Etapa 06: Controle e verificação das decisões.
A seguir, falaremos sobre cada uma delas.
Etapa 1 – Identificação do problema
Nessa etapa, é necessário entender o que será solucionado por meio da decisão que será tomada. Para isso, é importante o detalhamento de informações referentes ao problema para aumentar a percepção dele, além dos dando causados e de onde ele surgiu.
Conforme já apresentado anteriormente, existem ferramentas que podem auxiliar o tomador da decisão no processo de identificação do problema. Explicamos aqui o exemplo do Diagrama de Ishikawa, que possibilita uma visão ampla das causas que geraram os problemas nas diversas categorias organizacionais que compõem esse diagrama, para que, por fim, se possa identificar a causa raiz. A partir dessa identificação, os envolvidos no processo poderão estabelecer ideias e alternativas eficazes para solucionar, prevenir ou remediar o problema em questão.
Etapa 2 – Controle da precipitação
Um dos motivos que podem justificar as decisões que não obtiveram resultado esperado de modo a não solucionar o problema ou não atingir o objetivo, é que em muitos processos decisórios, gestores, por exemplo, acabam por tomar decisões de forma precipitada ou de forma irracional (deixando-se apenas serem guiados por pressão e emoções), sem entender as consequências que cada ação impensada pode causar.
No que tangem às pessoas, é preciso pensar que as decisões devem ser personalizadas, de forma que funcionem para o grupo que será atingido por elas, de modo a acreditar que as decisões tomadas não devem ser motivo de um terceiro problema.
Etapa 3 – Filtro e consenso de ideias
A escuta é muito importante no processo decisório, mas não são todas as ideias, opiniões e informações que serão relevantes ao processo decisório.
Cabe à equipe de gestão de processo analisar as ideias e entender o que pode ser aplicado de acordo com a pretensão das consequências, considerando as opiniões sugeridas para análise.
Essa etapa contempla desde estabelecer as pessoas que podem contribuir com informações e opiniões relevantes de acordo com suas formações, experiências e expertises até o filtro e acordo das ideias mais relevantes aos processos.
Etapa 4 – Busca por alternativas
Esta etapa, que já foi mencionada anteriormente nesta disciplina, consiste em determinar as possibilidades para a solução dos problemas, que devem ter sido muito bem analisados anteriormente. Atente-se aos detalhes antes da tomada de decisão.
Entretanto, não restrinja a sua visão somente àqueles caminhos convencionais e, teoricamente, seguros. Entenda, portanto, quais alternativas você não havia analisado, pois nem sempre temos somente duas possibilidades para se chegar a uma solução.
Etapa 5 – Ação
Além do ato de decidir, no processo decisório cabe criar um plano de ação para a execução das decisões. No plano devem ser consideradas as consequências e possibilidades de falhas da realização do que foi determinado para que sejam estabelecidos movimentos mais assertivos a fim de assegurar que tudo ocorrerá como planejado.
Afinal, os processos decisórios estão ligados ao viés de planejamento.
Etapa 6 - Controle e verificação das decisões
Controlar é um dos princípios da Administração. Quando se trata de decisões, é importante acompanhar o andamento da execução, como também os resultados, negativos ou positivos, que a decisão gerou. Deve-se ter atenção à premissa de entender se os processos decisórios estão sendo efetivos na solução dos problemas ou se cabe realizar mudanças na formatação das decisões ou identificação dos problemas.
Portanto, é importante verificar, por meio de análise de indicadores, os resultados da ação pós-decisão. Isso fará com que o gestor otimize o tempo e melhore os processos decisórios de forma contínua.
Processos decisórios
Os processos decisórios têm sua importância no cotidiano dos negócios porque, a partir de um processo bem desenhado e definido, qualquer profissional conseguirá tomar uma decisão assertiva.
Nesse aspecto, você poderá perceber fases importantes para a boa tomada de decisões.
Aqui são definidos de modo claro os objetivos da decisão a ser tomada e o que se espera quanto a resultados. Por mais que pareça clichê, grande parte das decisões tomadas que não geram os resultados esperados são realizadas pelas empresas devido ao simples fato de as pessoas não estudarem o assunto.
Nessa fase deve acontecer o levantamento de todas as informações necessárias que envolvem o problema e suas possíveis soluções. De acordo com as mesmas alternativas, identificam-se mais de duas alternativas para serem estudadas e comparadas. Logo após, é necessária uma avaliação dos riscos e benefícios de cada alternativa para que se possa escolher a alternativa que melhor atenda ao esperado.
A conclusão de que uma decisão resulta em um processo decisório bem definido não deve excluir os fatores emocionais e a intuição dos envolvidos no processo. No ato da decisão, tudo deve ser levado em consideração para um resultado mais racional e específico.