Divisão do corpo
O corpo do animal é dividido em cinco partes distintas:
- Cabeça, que compreende a face e o crânio.
- Pescoço.
- Tronco, que compreende três segmentos: tórax, abdômen e pelve.
- Membros torácicos ou anteriores e pélvicos ou posteriores.
- Cauda.
Cada membro é fixado ao corpo a partir de uma raiz ou cíngulo. O membro torácico dos mamíferos domésticos é fixado ao tórax a partir de cintura/cíngulo/raiz escapular, que compreende o ombro do animal. A parte livre é dividida em braço, cotovelo, antebraço e mão. No membro pélvico, a raiz é representada pelo coxal (quadril) e a parte livre compreende coxa, joelho, perna e pé.
Posição anatômica
Para evitar variações na descrição topográfica do corpo do animal e para que a posição e a direção sejam indicadas de forma precisa, estabeleceu-se que a posição de leitura deve ser a posição quadrúpede normal do animal, ou seja, o animal deve estar:
- De pé, com os quatros membros estendidos e firmemente apoiados ao solo.
- A cabeça ereta, com as narinas e voltadas para a frente, os olhos para o horizonte e o pescoço estendido, sem dobrar, formando um ângulo de 145º entre o tronco e a cabeça.
Planos e eixos
Independentemente de onde esteja o animal — seja em uma mesa cirúrgica ou em uma sala para exame radiológico —, os termos utilizados para delimitá-los serão os mesmos. Tomando-se o cavalo como exemplo: na posição de descrição anatômica, excluindo os membros, seu corpo é delimitado por seis planos imaginários, formando um paralelepípedo. Esses planos são chamados de planos de delimitação.
Os planos que tocam a superfície corpo do animal, são:
Os planos de secção ou de construção corpórea, como o nome já diz, são aqueles que vão cortar o corpo do animal.
Termos indicativos de posição e direção
Os termos indicativos de posição e direção são baseados de acordo com os planos e eixos e são utilizados para facilitar a descrição dos diferentes componentes anatômicos, fazendo comparação com figuras geométricas (paralelepípedo).
Analisando um órgão ou estrutura, suas faces, bordas, extremidades, margens ou ângulos em determinada posição topográfica, temos:
Ainda inseridos nesse contexto topográfico, vamos conhecer alguns termos indicativos, que, por conceito, se opõem.